segunda-feira, 13 de setembro de 2010

MIGUEL NAUFEL NA TELINHA DA GLOBO

Nosso cronista Miguel Naufel também vai aparecer na Globo e nos enviou um texto contando o que rolou na entrevista. Se conseguir o vídeo, publico no blog.


Dia 3 de setembro, recebi telefonema do jornal regional da TV Globo. Queriam uma entrevista sobre o processo civil que movi contra a saúde municipal de Mococa e outro processo que estou movendo contra o INSS.
A entrevista foi gravada e será exibida nos próximos dias no jornal da eptv, às 18:45.
Logo que ligaram o equipamento a primeira pergunta foi:


Globo: Miguel, você sofre muito preconceito?
Miguel: Bem, o albinismo não tem como esconder; está na pele, no cabelo, nos olhos... Então, está a vista de todos. Não é como uma perna mecânica, que está por baixo das calças ou um deficiente auditivo que você só percebe quando vai falar com ele. Muitas vezes, ate me esqueço que sofro de albinismo, mas as pessoas são preconceituosas, ficam atentas ao diferente. Muitas vezes, estou caminhando pelas ruas e gritam apelidos com os quais já me acostumei: vovô, ceguinho, Papai Noel, rato branco etc. Quando tenho que sair às ruas durante o dia, sempre estou vestido de camisa de mangas compridas, chapéu e óculos escuros; não importa se está fazendo sol ou não... Então, mesmo vestido, chamo a atenção. Sempre estou barbudo, pois a barba protege meu rosto do sol. Agora, tenho um novo apelido devido a barba: veio do rio. Nas buscas por trabalho, além do albinismo tenho baixa visão: não consigo ler tickets de maquinas registradoras, não leio jornais e não consigo ler placas de ruas .Se uma pessoa me chamar, mas não estiver bem ao meu lado, não consigo identificar. Então, a baixa visão me limita muito. Não me encaixo no mercado de trabalho... As empresas não fazem adaptações para portadores de baixa visão, porque, alem de terem que instalar programas de áudio nos computadores, o rendimento do portador de visão subnormal é muito lento. Já tentei me adaptar ao braile, mas, como tenho um pouco de visão, misturo os dois e não consigo nem uma coisa nem outra.
Globo: Por que você moveu uma ação civil contra a saúde municipal de Mococa?
Miguel: Como apareceu uma ferida na minha perna esquerda, fui ao medico do SUS; ele pediu uma biopsia da ferida e me receitou bloqueador solar, me prevenindo a não me expor ao sol. Eu me dirigi à diretora de saúde de Mococa com a receita em mãos e ela me destratou, dizendo que eu estava querendo abusar da saúde municipal. No outro dia, me dirigi à OAB de Mococa e entramos com uma ação de obrigação de fazer. A ação durou 90 dias, mas o juiz deu liminar obrigando a saúde municipal a me dar quatro tubos de bloqueador solar fator 60 ou mais. Medicação contínua, vou receber todos os meses.
Globo: E com relação ao processo civil contra o INSS ?
Miguel: O INSS tem uma tabela que define o grau de deficiência visual e o meu grau de deficiência está dois graus abaixo desta tabela. Mesmo assim, sempre pedem um novo exame medico porque é um meio de ganharem tempo. Há dois anos, fiz uma pericia em um órgão da policia IMESC em São Paulo e minha deficiência visual foi reconhecida como permanente. Agora, estou aguardando o exame ser anexado ao processo. É uma briga que vem se arrastando por mais de 10 anos. Nestes anos todos, dependo de minha mãe para sobreviver. Ela é aposentada. Agora, vou me submeter a uma cirurgia para extrair a ferida que foi diagnosticada como melanoma básico celular. Vou ser operado no hospital do câncer, em Barretos, dia 04 de outubro.

(Boa sorte, Miguel! Os leitores do blog rezarão pra você, tenho certeza. Enquanto isso, fique com uma canção linda dum xará seu.)

Um comentário:

  1. olá...tenho uma filha de tres meses e agora estamos com suspeita de albinismo pois seus cílios sao loiros assim como os cabelos dela.porem,ela nasceu com alguns fios de cabelo escuros.e ha pouco tempo encontrei duas pintas pequenas e pretas na perninha dela.o oftalmo disse q ela tem nistagmo.mas ninguem confirma o albinismo.qual a sua opnião,por favor.

    ResponderExcluir