sábado, 25 de setembro de 2010

PANO PRA MANGA

Cientistas criam tecido que pode ser borrifado na pele

Cientistas lançaram nesta semana em Londres um tecido que pode ser borrifado na pele ou em outras superfícies, para fazer roupas, curativos e até cortinas e estofados.
O novo tecido em spray foi batizado de Fabrican Spray-on. Quando aplicado na pele, ele seca instantaneamente. O tecido não tem costuras, pode ser lavado e usado novamente.
O tecido é formado por fibras pequenas, substâncias conhecidas como polímeros - que unem as fibras - e um solvente que permite que ele seja aplicado em forma líquida.
O acadêmico e estilista espanhol Manel Torres, que ajudou a desenvolver o tecido, disse que queria criar um material futurista e confortável. E, como estilista, Torres diz que é ótimo espirrar um material e poder criar o que quiser.
Torres criou uma empresa, a Fabrican Limitada, junto com o professor do Imperial College de Londres, Paul Luckham, que ajudou a desenvolver o tecido. O objetivo é explorar o novo tecido em outras áreas.
Luckham diz que as ideias de uso estão surgindo e a substância pode ter muitas utilidades, desde polidor de sapatos até gazes para curativos. Luckham afirma que a vantagem destes curativos em spray é que eles ficam dentro da lata o tempo todo, sem contaminação, prontos para usar.
O cientista afirma também que a aplicação do tecido borrifado na moda é ótima para anunciar o conceito, mas a substância poderá ser usada de muitas outras formas, como lenços umedecidos, aromatizadores e até estofamento para carros.
(Encontrado em http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/09/100917_sprayroupasvideo.shtml)

(Não deixem de ver o vídeo coma demonstração do novo produto. É muito legal.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário