sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MALHAÇÃO

Pacientes com reumatismo devem fazer exercício físico

Especialistas dizem que médicos receitam pouco a ginástica

Os médicos reumatologistas devem prescrever detalhadamente exercícios físicos para seus pacientes, assim como receitam remédios, defenderam nesta segunda-feira (20) especialistas durante o 28° Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Porto Alegre.
Segundo os profissionais, a onda de medicamentos biológicos contra os reumatismos (drogas obtidas a partir de fluidos ou tecidos de origem animal, entre outros) relegaram indevidamente os exercícios a um segundo plano.
Isso apesar de estudos comprovarem que eles melhoram a saúde de pacientes com artrites, lúpus, fibromialgia, dores lombares, entre outras, aumentando a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular e a mobilidade, além do potencial anti-inflamatório e de redução das doses dos medicamentos.
Outro ponto positivo é que os exercícios ajudam a combater efeitos colaterais de algumas drogas, como os problemas cardiovasculares. Jaime Natour, professor de reumatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que "o receituário não é só para remédio".
Não prescrever e deixar que o paciente procure sozinho um programa em academias de ginástica não é o ideal, diz Natour, uma vez que os educadores físicos muitas vezes não conhecem bem as doenças reumáticas.
O reumatologista Fábio Jennings diz que os tratamentos que não usam medicamentos foram deixados de lado, "principalmente porque não há uma indústria por trás".
(Encontrado em http://noticias.r7.com/saude/noticias/pacientes-com-reumatismo-devem-fazer-exercicio-fisico-20100921.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário