sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O PRESENTE ALBINO DE ADELAIDE

Há alguns meses, minha amiga Adelaide viajou a San Francisco, na Califórnia. Enquanto visitava o museu de história natural da cidade, ela viu a capa acima na loja de presentes e me trouxe o livro. É curto e fácil de ler, mas, mesmo assim, demorei todo esse tempo pra fazê-lo, por isso a demora em agradecer.

O livro se chama Albino Animals e a autora é Kelly Milner Halls, que se diz fascinada por albinismo desde criança. A obra apresenta grande variedade de animais, que vão de mamíferos, como cangurus e gorilas à crustáceos, peixes e aves.

Kelly pesquisou e entrevistou cientistas e funcionários de zoológicos ao redor do mundo, para colher dados sobre cada um dos animais presentes no livro. O interessante é que ela conta o modo como os animais foram capturados ou localizados, conferindo aspecto humanitário e não apenas científico e informativo à obra. Ficamos sabendo os nomes dos bichos e suas histórias, como, a do pingüim Snowdrop, do zôo britânico de Bristol, que causou preocupação na população local, quando uma onda de calor excessiva atingiu a Europa em 2003. As pessoas temiam pela vida da ave e inquiriram à instituição a respeito das medidas tomadas para garantir seu bem estar.

De leitura fácil, garantindo o entendimento de crianças e jovens, o único porém é que Kelly usa o termo “normal” ao se referir a seres não-albinos.

Adelaide, em agradecimento pelo presente, dedico a você essa canção dos anos 80, sobre uma xará sua.

Um comentário: