quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TELONA QUENTE 4

Lulas Inglesas
Em 1968, um grupo de operárias da indústria automotiva da cidade inglesa de Dagenham, entrou em greve contra a discriminação sexual que sofriam, exigindo equiparação salarial e condições de trabalho iguais às de seus pares masculinos. Estréia em outubro na Inglaterra e novembro nos EUA, Made in Dagenham, dramatização do evento. O elenco conta com Bob Hoskins e Miranda Richardson. O filme foi dirigido por Nigel Cole, o mesmo de Calendar Girls (As Garotas do Calendário, no Brasil).

Gandalf Entrega o Ouro do Anel
Após o sucesso da trilogia do Senhor dos Anéis, muito se tem falado sobre a filmagem de The Hobbit, que explica a origem do anel. Rumores dão conta de que seriam 2 filmes e que o diretor poderia ser Peter Jackson. Tudo vago e não oficial. O certo é que a produção está envolvida em confusão desde o início. Guillermo Del Toro chegou a ser anunciado como diretor, mas mandou o projeto às favas, não muito depois do carnaval de mídia que se armou a respeito de sua contratação. Agora, Ian McKellen bota mais lenha na fogueira especulativa. Em entrevista ao jornal Bolton News, confirmou que os filmes começarão a ser rodados em janeiro e ele será novamente o mago Gandalf. A MGM ainda não fez qualquer anuncio oficial.
Alta Velocidade
Dia 12 de novembro, chega aos cinemas nacionais o documentário Senna, sobre a trajetória do herói nacional. Dirigido por Asif Kapadia, o filme narrará a história do piloto a partir de depoimentos de familiares, amigos e colegas. Também traz cenas de sua vida pessoal, com direito a Xuxa e Adriane Galisteu. Contendo cenas inéditas, o longa teve o apoio do Instituto Ayrton Senna. Viviane Senna, irmã de Ayrton, chorou muito ao ver os 40 minutos de pré-exibição que a produtora proporcionou à família. Segunda ela, o diretor compreendeu quem foi Senna. Idolatrado no Japão, o documentário terá sua premiere mundial naquele país, onde a procura por ingressos é febril.

Au Revoir, Claude Chabrol (1930-2010)
Um dos cineastas mais influentes da França faleceu dia 12 de setembro. Juntamente com Jean-Luc Godard e François Truffaut, Chabrol foi um dos construtores da Nouvelle Vague, que, nos anos 60, propôs uma nova forma de montagem, minando a linearidade narrativa. Mestre dos filmes de mistério, o diretor deixou  vasta obra, recheada de críticas à burguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário