sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PAPIRO VIRTUAL 3 (SOBRE ALBINISMO)


Livro Infantil Sobre Albinismo


A seção Papiro Virtual, nosso espaço das sextas-feiras para assuntos literários, combina literatura com albinismo, o que não poderia ser melhor para a proposta deste blog.

Em outubro, a editora mineira Nandyala, lançará o livro infantil Pedrinho, o Menino Albino, de autoria de Patrícia Simone do Prado. Creio ser a primeira obra infantil no país a trazer um personagem com albinismo. O lançamento do paradidático significa que pais e professores terão à disposição mais uma ferramenta educacional e de recreação para conferir visibilidade ao tema do albinismo, que contribuirá para que as crianças aprendam a conviver com as diferenças, sem preconceito ou bullying.

Patrícia Prado, 35, é natural de Jundiaí (SP) e atualmente vive em Belo Horizonte. É bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Estado de Minas Gerais, licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e especialista em Ciências da Religião pela PUCMG. No final do ano, apresentará projeto de mestrado na área de Ciências da Religião da PUC mineira.

Pedrinho, o Menino Albino é fruto de um trabalho realizado na UEMG, em 2007, na disciplina de português.

Sinopse do livro:
Pedrinho, um menino albino, filho de pais negros, sente-se diferente. Isso não o incomoda até que lhe é questionado o porquê de ser tão branco. A explicação que a mãe lhe dá o leva, através da imaginação, a uma viagem dentro do corpo humano, a fim de compreender o que é o albinismo e sua causa.

A obra desperta reflexões sobre o albinismo, a questão do preconceito racial e a aceitação das diferenças como algo natural e importante, entre outras. Pedrinho, o Menino Albino ainda traz sugestão de trabalho aos professores.

No domingo, publicarei entrevista que fiz com a autora. Não percam!

(Espero que Patrícia Prado goste da homenagem que o Blog do Albino Incoerente lhe presta, revivendo um sucesso de sua xará Patrícia Marques, lá dos anos 80.)

Um comentário:

  1. owt's HAHAHAHAHA adorei ' livro infantil ! mais vo comprar pra min 'kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir