quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O SUCESSO DO TEDX SANTOS & REGIÃO

Terça-feira, participei do TEDx Santos & Região, como palestrante. O evento objetivou a multiplicação de idéias inovadoras, com vistas a melhorar condições de vida e, no caso específico daquela região, apresentar alternativas de caminhos inteligentes e sustentáveis para maximizar o impacto positivo que o pré-sal trará à baixada nos próximos anos.
Muito bem organizado por Antonio Carlos Vargas, o TEDx foi um sucesso desde a organização até à participação de público. O teatro do SESC santista estava cheio de formadores de opinião e profissionais de diversas áreas e entidades civis, interessados em propostas envolvendo sustentabilidade, responsabilidade empresarial, educação, urbanização e diversidade.
A forte cerração na serra atrasou alguns palestrantes e a solução foi alterar a ordem pré-estabelecida. Isso, todavia, não afetou a qualidade e o interesse pelo evento.
Aprendi muito sobre exemplos de cidades sustentáveis, iniciativas empresariais que fomentam igualdade social e harmonia com o meio-ambiente, além de experiências educacionais que vencem o baixo índice acadêmico geralmente alcançado por estudantes brasileiros.
Minha participação teve como tema Conviver com as Diferenças. Sem ser palestra específica sobre albinismo, usei o exemplo do sucesso do blog para apresentar um projeto que já obteve resultados positivos na mídia e na esfera política, graças a forte empenho e criatividade na divulgação, controle de qualidade e diversificação do conteúdo, entre outras coisas.
O dia foi intenso; conheci muita gente interessante e a causa albina ganhou novos aliados. Espero poder estar em novos encontros do tipo, que estão se espalhando pelo país.
Agradeço ao carinho e atenção do Vargas durante todo processo pré-TEDx e durante o dia do evento. Foi exaustivo sair de Penápolis, ir á Sampa, onde me encontrei com outro palestrante para depois irmos à Santos. Ficar alerta a tarde toda, em função de palestras tão interessantes e, de noite, enfrentar nove horas de viagem de volta para casa. Cansativo, mas recompensador. Faria tudo de novo!
Assim que os vídeos das palestras forem disponibilizados no site do TEDx Santos, colocarei link no blog.
O único insucesso foi minha inabilidade com câmeras digitais! Quis apagar uma foto tremida e acabei deletando o conteúdo da câmera toda! Por isso, a postagem sem fotos.

(Uma das canções que ouvi no ônibus de Santos a Penápolis. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário