sábado, 11 de setembro de 2010

UVA NÃO É SÓ PRA FAZER VINHO

Filtro solar de uva?

Creme com substância tirada da fruta protege contra os efeitos malignos do sol

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, acabam de descobrir que uma substância encontrada nas uvas ajuda a proteger a pele dos efeitos malignos do sol. Quando usada em combinação com outros compostos, ela apresenta potencial para impedir o início ou a progressão do câncer de pele, um dos tipos mais frequentes em todo o mundo. Um deles em particular, o melanoma, é um dos mais agressivos tumores conhecidos.
O achado foi feito a partir de um experimento realizado com cobaias. No trabalho, eles aplicaram nos animais uma substância química que as predispunha ao câncer de pele. Isso foi feito duas vezes por semana, durante um mês. Ao mesmo tempo, os cientistas aplicaram sobre a pele dos camundongos um creme tópico que tinha como ingrediente o resveratrol, composto extraído da casca de uvas vermelhas cujo efeito contra o envelhecimento precoce das células está cada vez mais comprovado. As cobaias foram ainda alimentadas com uma dieta preparada com substâncias retiradas de outras frutas vermelhas e também de alimentos como a noz.
Na etapa seguinte, os pesquisadores avaliaram alguns indicativos de surgimento da doença. Entre eles, o engrossamento da pele, um processo que pode denunciar a multiplicação de células pré-cancerosas. Também verificaram a ocorrência de mutações em um gene associado ao início do processo da doença e os níveis de inflamação, relacionada ao crescimento do tumor.
Eles constataram que, mesmo em doses pequenas, a combinação aplicada demonstrou efeito protetor. “Com base no que verificamos, suplementos, cremes e protetores solares podem ser desenvolvidos usando as substâncias analisadas”, afirmou Zbigniew Walaszek, professor do Health Science Center, envolvido no estudo. Agora, os pesquisadores pretendem aprofundar os estudos para entender os mecanismos pelos quais os compostos são benéficos.
(Encontrado em http://www.istoe.com.br/reportagens/99512_FILTRO+SOLAR+DE+UVA+ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário