quarta-feira, 18 de agosto de 2010

INVASÃO ALBINA NO MASP

Dia 11 de agosto foi a abertura da exposição da 18ª edição da Coleção Pirelli/MASP de fotografia. Um dos fotógrafos que tiveram trabalhos selecionadas para compor o acervo do museu foi Gustavo Lacerda (veja link para o site de Lacerda nos Territórios Amigos).

Desde o ano passado, Gustavo tem fotografado pessoas com albinismo como parte de um projeto pessoal. Participei de uma das sessões de fotos http://www.albinoincoerente.com/2009/10/sessao-de-fotos.html , a mesma que a Record visitou para gravar o Câmera Record sobre albinismo.

Os resultados do sensível trabalho de Gustavo logo começaram a aparecer. Pessoas com albinismo já foram selecionadas para ensaios fotográficos publicitários e até emplacamos uma capa de revista http://www.albinoincoerente.com/2010/05/garota-albina-da-capa.html

A escolha das fotos albinas para compor a coleção Pirelli/MASP representou importante passo no processo de visibilização das pessoas albinas. Ter nossa beleza reconhecida pelos curadores da coleção significa o preenchimento de mais uma lacuna na situação de invisibilidade na qual nos encontrávamos antes de começarmos a botar a boca no trombone. Também implica no reconhecimento da fotografia como forma de ação social, capaz de representar grupos deixados à margem.

Convidado por Gustavo, fiz questão de prestigiar o evento. Em menos de 24 horas, viajei mil quilômetros num literal bate e volta pra Sampa, onde permaneci menos de 7 horas.

Foi coisa de chegar à cidade, dirigir-me ao apartamento do amigo Jayme, onde descansei um par de horas, e caminhar até o MASP. Antes da exposição, encontrei-me com o professor José Carlos Sebe para um chocolate quente, enquanto fazíamos hora para a abertura do evento.

A exposição estava um luxo! Tapete vermelho para receber os convidados e champagne no coquetel. Não pude permanecer muito nessa área porque preferi ficar na exposição, com os albinos que prestigiaram o evento.

O MASP estava apinhado e, sem falsa modéstia, nós albinos chamamos a atenção, pra variar! Dificilmente se vê tamanha concentração de albinos num mesmo lugar, como na quarta passada no Museu de Artes de São Paulo. Todo mundo alegre, bem vestido e com a auto-estima lá em cima.

Além da Andreza Cavalli, da Patrícia e do Igor, cujas fotos estavam expostas em tamanho gigante, compareceram Marcos, irmão de Andreza, Ewerton, Rick, Priscilla, enfim, nós albinos fizemos a festa.

O garoto Igor vive um momento excepcional. Além de entrar para o acervo Pirelli, também grava suas cenas no filme Andaluz, de Guilherme Motta, onde interpreta o personagem-título, quando criança.

Abaixo, algumas fotos:




Eu, na entrada da exposição.


Invasão albina! (Da esq. pra dir.) Igor, eu, Rick, Marcos, Andreza e Ewerton.



À esquerda, o professor José Carlos Sebe, ao lado do fotógrafo Gustavo Lacerda.
Andreza Cavalli posa ao lado de sua foto. Eternizada no MASP. Poderosa!

3 comentários:

  1. Oi Roberto, agradeço o apoio que vc tem dado ao meu trabalho ALBINOS desde o início, qdo tudo não passava ainda de uma idéia,uma intenção ...
    Vcs brilharam lá no Masp, fiquei super feliz e honrado! Abraços. Gustavo

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA ' eu quero eu quero eu quero kkkkk fico mt mt perfeito ' as fotos ... parabens

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ter ido, até mesmo porque "Andaluzinho" (Igor), entre outros amigos, estavam por lá. Desejo sucesso ao Gustavo, a quem não conheço pessoalmente, mas aprecio muito o trabalho. Sucesso a todos!

    ResponderExcluir