quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DE VOLTA À TERRA DO GIANE

No começo do ano, arrumei emprego numa faculdade em Birigui (SP), cidade-natal do Reinaldo Gianechini. Isso rendeu um par de postagens. http://www.albinoincoerente.com/2010/02/quem-tem-boca-vai-terra-do-gianecchini_17.html e http://www.albinoincoerente.com/2010/02/quem-tem-boca-vai-terra-do-gianecchini_18.html

Descontente com as condições de trabalho, demiti-me pouco antes da viagem de férias á Argentina. Ao fazê-lo, porém, tinha conseguido aulas em outra facul birigüiense. Uma que paga melhor; albinos ou não, temos sempre que procurar caminhos ascendentes na vida. Nada de ficar dormindo no ponto. Auto-estima elevada também significa buscar melhores empregos e condições mais adequadas em todos os aspectos da existência. Engolir sapos faz parte da vida de qualquer um, mas quando o anfíbio é venenoso, não compensa engoli-lo! Faz mal pro estômago...

Ontem, começaram as aulas, mas tive que ir bem mais cedo pra acertar a papelada da contratação e fazer exame admissional. Como não posso dirigir por conta da visão baixa e fotofobia, dependo de transporte público e de caronas, sempre bem vindas. Não dirigir tem seus inconvenientes, mas jamais me privou de fazer tudo o que quero.

Saí de Penápolis no ônibus das 14:00. Devido ao forte calor e sol abrasante, tomei um banho de protetor solar e vesti camisa de manga comprida. Tinha que estar elegante pro primeiro dia com os alunos. Primeiras impressões são importantes... Além do mais, gosto de me vestir bem e me sentir bonito.

Sim, sou um pouco vaidoso. Por que não? Em excesso acho babaquice escravizante, mas na dose certa me parece sinal de auto-estima pra cima. Até porque, se não nos sentimos belos e atraentes, fica difícil que outros nos percebam assim.

Como tenho cartões de 2 moto-taxistas em Birigui, nem me preocupei em como chegar á faculdade. Bastaria ligar prum deles assim que chegasse à rodoviária. Foi o que fiz. Ao sair da estação pro local combinado pra esperar a moto, uma surpresa. Um ex-aluno da outra facul me cumprimentou. Por pouco não economizei a grana da corrida de moto-táxi: o cara estava motorizado e me ofereceu carona. Tarde demais, fazer o quê?

Tinha tudo planejado pra depois que acertasse a papelada na faculdade: informei ao moto-taxista que o chamaria assim que necessitasse is ao médico. Nada disso foi necessário. Um funcionário da instituição me levou a todos os lugares pros quais precisava ir. Além do conforto e da economia, tive alguém pra papear o tempo todo.

Em tempo: vocês acreditam que me esqueci de levar a carteira de trabalho?! Sim, é isso mesmo que vocês leram! Fui a uma contratação sem levar o documento mais importante! Eita, albino estúpido! Tinha até alfajor na mochila, mas nada da carteira...

Findo os procedimentos burocráticos, me restavam mais de 2 horas de espera até às 2 aulas que daria à noite. Pedira que marcassem tudo pro primeiro dia de aula a fim de fazer tudo duma só vez. Daí, das próximas vezes, posso ir normalmente, com o ônibus dos estudantes, às 18:15.

Como sempre carrego meu mp3 á tiracolo, a espera não me incomodou. Na verdade, usei o tempo pra mapear o novo território. Zanzei pelo prédio e aprendi tudo o que necessitava. Onde são as salas de aula onde trabalharei, além de vistoriar cada canto da sala de professores, biblioteca, secretaria, enfim, tudo.

Sinto-me mais confortável assim. Evita que seja pego de surpresa e tenha que encontrar caminhos às pressas e me garante maior independência. É o que sempre digo: não tenho pudor em pedir ajuda pra enxergar caminhos e ler placas, mas se puder fazê-lo por mim mesmo, melhor. É mais uma questão de guardar os pedidos de ajuda pra quando realmente preciso do que de orgulho bobo.

Dadas as 2 aulas, mais uma hora e meia de espera pelo ônibus de estudantes, que me pegaria em frente á facul. Dessa espera não poderei escapar porque na segunda terei apenas essas 2 aulas. Se pudesse dirigir, bastaria pegar o carro e chegaria em casa mais cedo. Mas, não fico chorando por isso. Sempre haverá o que fazer e, mesmo que não haja, pra que serve meu mp3?

Como poderia ficar entediado esperando enquanto ouvia Chrisette Michele? O álbum Epiphany (2009) tá bombando no meu ouvido! (Quem disse que só gosto de coisas da década de 80?)

2 comentários:

  1. Ola Robert
    Tudo bem com voce?
    Tem uma materia hoje so site da Veja bem interessante para voce abordar - 04/08/2010
    às 12:21
    Serra volta a Minas para lançar ministério do Deficiente

    O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, visita nesta quarta Minas Gerais onde lançará a proposta de um novo ministério para deficientes físicos. Serra já havia falado sobre o projeto em outras oportunidades.

    É quinta vez a Minas Gerais desde que começou oficialmente a campanha, no dia 6 de julho. Ele vai a Poços de Caldas, no sul do Estado. A agenda prevê visita à Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Poços de Caldas, considerada uma instituição de excelência. Calcula-se que no Brasil 15% da população tenha algum tipo de deficiência física.

    Serra tem focado em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral brasileiro. O ex-governador mineiro e candidato tucano ao Senado, Aécio Neves, propôs a Serra que visitasse o Estado pelo menos uma vez por semana até o fim da campanha.

    (Fernando Mello)

    Parabens pelo seu blog.
    Abraços
    Reinaldo Cozer

    ResponderExcluir
  2. Oi Robertinho........me adicione no orkut
    Já achei o Júnior Monteiro e no meu orkut vc vai ver que achei uns amigos da 8ª série
    Coloquei em meus vídeos preferidos sua reportagem com o Jô
    Achei a Simone Sabino e já fui até visitá-la
    Saudades.........bjos
    Stella Maris

    ResponderExcluir