segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CAIXA DE MÚSICA

Seguindo a renovação do blog, o assunto “música” terá seu espaço nas segundas-feiras. Até agora, as postagens têm sido erráticas e dependem de eu escutar algum álbum ou ter vontade de falar sobre algum artista/grupo. Agora, além do dia fixo, abriremos espaço pra dicas, notícias rápidas sobre o mundo fonográfico, shows internacionais no Brasil, bandas e artistas novos, lançamentos, artistas e bandas do passado etc. Os leitores que quiserem sugerir pautas, indicar vídeos, artistas, bandas ou o que for, sintam-se à vontade. Vamos tornar o blog mais interativo?

MPB Argentina
Victor Biglione, instrumentista argentino radicado no Brasil desde criança, acaba de lançar o CD “Tangos Tropicais”. O músico pegou clássicos da MPB, como “Esse Cara”, de Caetano Veloso e “Se Eu Quiser Falar com Deus”, de Gilberto Gil ”, e os misturou com elementos de tango. O resultado está muito criativo, basta conferir a bela releitura instrumental de “Trocando em Miúdos”, de Chico Buarque. Produzido por Nelson Motta (que, dentre outros, descobriu Marisa Monte), Tangos Tropicais não segue a tendência electrotango e apresenta arranjos acústicos, que incorporam instrumentos novos ao tango, como pandeiro. Quem estiver no Rio de Janeiro, dia 03 de setembro, poderá conferir o resultado disso ao vivo, na Sala Funarte.

Electrotango Entre Nós
Lembram da canção de abertura da novela A Favorita?

O nome da música é Pa’Bailar e é do grupo Bajofondo, tangueiros eletrônicos uruguaio-argentinos. Dia 16 de outubro, eles tocarão em Sampa, no Festival Natura Nós. Para comprar ingressos e ver outros artistas que participarão do evento, acesse http://www.naturamusical.com.br/festivalnaturanos/

Ar Puro
Outra atração do Natura Nós é a dupla francesa Air, que lançou o álbum Love 2, em outubro. Eles fazem som eletrônico, mas bem relaxante e algumas canções até tem elementos acústicos. Não é bate-estaca. Vejam que delícia a canção “Sing Sang Sung”, que, além de fofa é boa pra memorizar alguns verbos irregulares em inglês!

Não tem um quê de anos 70? E os vocais são tão delicados... Amo muito!

Tango Francês
Quem começou com essa moda de electrotango foi o trio franco-argentino Gotan Project. Em 2001, eles lançaram La Revancha del Tango, fundindo o ritmo com eletrônica, hip hop e afins. O álbum estourou e suas faixas foram usadas como trilha sonora pra comerciais, filmes e desfiles de moda. Este ano, o GP lançou Tango 3.0 que mescla eletrônica com Nuevo Tango, tango dos anos 30, jazz de várias procedências e tem narração de futebol (um gol de Maradona, claro!) e Julio Cortazar lendo um trecho dum de seus livros com acompanhamento de crianças e piano jazzificado. Um luxo!
Confiram De Hombre a Hombre, mistura de tango com surf music (ouçam a guitarrinha...), jazz e poderia ser trilha de filme noir ou do David Lynch.

Um comentário:

  1. Ola Dr. Roberto sempre fui muito ligado a musica . tenho aqui ligado em meu computador um equipamento de som . um amplificador marants 4230 e 6 caixas de som jbl. quem conhece equipamento de som sabe o que é isto ..é som da pesada ho ho ho ..então adorei esta inovação no blog ...parabens ..adorei
    Miguel J. Naufel

    ResponderExcluir