quarta-feira, 25 de março de 2009

HISTÓRIA DO C@STRO

Chegou o grande dia! Hoje publico o primeiro relato de uma pessoa com albinismo. O C@STRO gentilmente dedicou parte de seu tempo para nos contar um pouco de sua trajetória. Aliás, ele é um dos colaboradores mais entusiastas do blog, dando sugestões, comentando os posts. Enfim, é uma daquelas pessoas com albinismo que vão à luta!

Espero do fundo do coração que o exemplo dado pelo C@STRO seja seguido por outras pessoas com albinismo. Vez mais afirmo: é super-importante que nós albinos e também nossos amigos e familiares contemos nossas experiências. Afinal, se a gente não botar a boca no trombone, quem vai ouvir? Lembrando aos interessados: o email para contato e/ou envio de relatos é brazilianrobcol@bol.com.br Há um roteiro para facilitar a escrita que pode ser encontrado no post HISTÓRIAS II. Qualquer dúvida, não tenham receio de me contatar!

História do C@STRO

Meu nome é Raimundo de Castro, mas prefiro ser chamado simplesmente de Castro. Tenho 25 anos, moro em Bacabal, uma cidade do interior do Maranhão, mas antes já morei em Paulo Ramos e Vitorino Freire, ambas também no Maranhão e nessas cidades morava na zona rural.

Terminei o ensino médio em 2001 e fiz logo vestibular, sendo aprovado em 7º colocação. Sou formado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Entrei na faculdade em 2002 e conclui em 2006. Tenho diversos outros cursos como web designer, montagem, manutenção e configuração de computadores e de redes e outros ligados a educação e informática.
Atualmente trabalho como desenvolvedor web, crio e desenvolvo aplicativos para web, e monitor no Centro Familiar de Formação Por Alternância Manoel Monteiro. Monitor é como é chamado o professor que trabalha nesse tipo de instituição. Para saber mais acesse http://www.pedagogiadaalternancia.com - site que fiz para divulgação da metodologia educacional que trabalho, a Pedagogia da Alternância. Lá dou aulas de português, inglês e informática para todos os anos do ensino médio. O CEFFA Manoel Monteiro é uma escola de ensino médio que oferece formação técnica integrada a educação profissional, curso técnico em agropecuária. Também desenvolvo a tarefa de monitorar os alunos, eles vivem em regime de semi-internato. Atualmente estou estudando de forma autodidata programação em linguagens Php e Css.
Meu conhecimento de que era albino foi ainda criança, não lembro a idade exata que tinha. Achava que era a única pessoa com a pele branca no mundo. Até então não conhecia a palavra "albino", as pessoas aqui no nordeste chamam gente como eu de "gazo", "fogoió" ou "galego". Só quando fui estudar é que conheci o termo albinismo e a explicação cientifica de porque isso acontece. E só quando vim morar em Bacabal vi outras pessoas albinas como eu, embora antes já tenha ouvido falar de outras pessoas albinas.
Minha familia inteira sempre me apoiou, sempre ficou do meu lado. Mas ao lembrar de apoio, o maior e mais importante veio da minha mãe, Maria Diva de Castro. Ela sempre lutou e fez tudo por min!
Discriminação e preconceito estão entre as dificuldades de um albino. Mas para min, e acredito que para muitos, a maior é o problema de visão. Tenho miopia e uso óculos desde os 7 anos de idade, grau muito forte. Só ainda não fiz cirurgia porque não tenho dinheiro suficiente para isso, mas assim que puder farei! É uma das metas de minha vida. Quando era criança já pensei em não ser albino, mas depois não pensei mais nisso.
Tem gente que acha que só porque alguém tem um problema de visão, não enxerga. Uma das coisas mais irritantes é quando alguem coloca os dedos na frente do nosso rosto e pergunta "quantos dedos tem aqui?". Dá vontade de quebrar os dedos dessa pessoa. Isso já aconteceu muito comigo e com certeza com outras pessoas também.
Ser albino tem lá suas vantagens e desvantagens. A maior vantagem é ser conhecido. Dificilmente um albino é confundido com outra pessoa, embora isso já tenha acontecido comigo. Um dia vinha da faculdade, passava por uma rua meio escura e uma menina saiu da calçada da casa dela e veio em minha direção "hei fulano...". Uma das piores coisas de ser albino é o problema de visão que já falei e o sol. Albinos não se dão muito bem com sol, embora eu já tenha tomado muito sol quando criança. Nessa época nem sabia o que era cancer, apesar de meus pais sempre brigarem comigo para não andar no sol, mas sabem como são as crianças né? Atualmente evito ao máximo o sol, só ando pela manhã e a tardinha.
Muitas pessoas discriminam os albinos, e as vezes até nós mesmos fazemos isso. O mundo precisa saber que a única coisa que temos diferente é a ausencia de melanina. O resto somos absolutamente normais. Nós albinos não temos que nos envergonhar de nossa situação, temos que ir à luta e lutar pelos nossos objetivos. Hoje sou formado, graduação e tudo, mas para isso passei por diversas dificuldades, só que nunca desisti, e nem desisto. Quero ainda mais e mais!
Sou um apaixonado por informática e tecnologia em geral. Por causa disso criei o site http://www.castrodigital.com.br - informática, tecnologia e afins. Futuramente quero me especializar numa área da informática mas não quero sair da educação. Principalmente porque na escola que trabalho, meu contato com os alunos vai além da sala de aula. Devido eu dar aulas de inglês, alguns alunos me chamam de "Decastro" (pronuncie: Dikéstrou). E ano passado, um de meus alunos concludentes passou no vestibular, aí ele chegou para min e falou: "Decastro, uma das questões da prova tinha um texto que tu já tinha trabalhado com a gente nas aulas de português, e eu 'matei a pau'." Isso foi uma das maiores alegrias para min.
Bom pessoal, essa é a minha história que ainda não acabou, está sendo construida a cada dia. Se querem saber mais acessem um dos sites que mencionei acima e entrem em contato comigo.

18 comentários:

  1. Assino embaixo e confirmo todas as informações descritas assima!

    ResponderExcluir
  2. C@STRO, agradeço em público seu entusiasmo e colaboração neste projeto. Agora é torcer pra que outras pessoas sigam seu corajoso exemplo. Você vai ver como vai repercutir, aguarde!

    ResponderExcluir
  3. Pensse...
    Isso que é viida hem pessoal!

    Alem dissu, nas horas vagas, ele ainda me ajuda com o blog *_*.

    DeCastro 1001 Utilidades, Recuzem Imitações =) !!

    ResponderExcluir
  4. Castro,
    Li toda sua "breve" história. Sei que tem muito mais a escrever, compartilhar e ensinar. Em toda minha vida não convivi diretamente com um albino. Apenas vi de longe ou de passagem no meu dia-a-dia. Ler o que escreveu me deu a sensação de que, pela primeira vez, bati um papo com alguém que é como eu: humano, sensível, inteligente, limitado, cheio de virtudes e também de defeitos. É assim que somos: somos iguais.
    Prossiga neste seu entusiasmo. Ainda há pouco participei de uma reunião de liderança na igreja. O jovem que deu a palestra falou exatamente isto: na vida, influenciamos positiva ou negativamente as pessoas à nossa volta. Que saibamos influenciar positivamente e para o bem.
    Um abraço apertado para você.
    Do amigo,
    Regly

    ResponderExcluir
  5. Oi, Castro!

    Parabéns pela luta e a bela história de vida. Infelizmente, algumas pessoas ainda tem preconceito com o diferente: seja ela magra, gorda, negra, branca, amarela, homossexual, de outra religião...enfim, temos que mostrar que com respeito e dignidade podemos fazer a diferença.

    Certa vez, ouvi uma frase que marcou muito: "Todos nós somos iguais nas nossas diferenças". Mas isso é a mais pura verdade. O que seria do mundo se todos gostassem do amarelo? Ainda bem que existe a diferença.

    Mas essa diferença precisa ter o limite do respeito - que é o o que toda sociedade precisa.

    O mais bacana do seu relato é o seu trabalho com educação, ensinando para os jovens e trocando conhecimento. Isso é um dom muito bonito!

    Adorei ler o seu relato!

    Abraço,

    =]
    ---------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua história afirmo gosto muito de você Raimundo mesmo que sendo sua vizinha não tive muito contato com você. recentemente estou morando em São Paulo, meu nome é Francisca meu apelido na época era Chica o nome da minha avó é Nazara espero que você realize todos os seus sonhos por que você merece beijos Fran.......

    ResponderExcluir
  7. Eu estou fazendo um livro sobre albinismo, estou pegando informações bem interessantes neste site, o livro se chama "Sentindo na Pele", achei o depoimento muito legal e deu pra entender um pouco como é ser albino, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua história de vida é simplesmente linda. Infelizmente os preconceitos ainda existem com muita força nesta nossa sociedade, mas temos que lutar sempre contra eles, já que não trazem nenhum benefício para o ser humano, muito pelo contrário, fazem mal a todos que são vítimas deles.
    Parabéns! Continue com esta garra que você tem, te achei muito inteligente...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Sua história de vida é bastante interessante.
    Infelizmente o preconceito no Brasil ainda é uma realidade muito forte, mas temos que enfrentar, já que o mesmo não traz benefícios para ninguém, muito pelo contrário...
    Você é uma pessoa muito inteligente, é o que dá para perceber. Conte com sua capacidade e com as amizades sinceras ao longo da vida, que será vitorioso sempre.
    Parabéns por tudo que você está realizando. Tenha sucessos sempre.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Castro! Parabéns pela sua luta e esforço. Sou mãe de 02 albinos ainda adolescentes. Meu filho também se liga muito em tecnologia e informática, mas ainda não conhece nada sobre você e seus sites, pois ac abei de descobrí-los agora. Tenho certeza que assim que souber, entrará em contato com vc, pois tem muito o que aprender e pelo visto, vc tem prazer em trocar experiências. Torço muito pra que meus filhos se espelhem no seu exemplo. Imagino que seus pais devam ser orugulhosos de vc. Parabéns novamente. Lourdes.

    ResponderExcluir
  11. Parabens jovem!!admiro vc! sempre...
    vc é d +++++
    =)

    ResponderExcluir
  12. OLÁ, DECASTRO, Não costumo entrar em site para deixar recado, mas ao ver tua foto e reconhecê-lo como meu ex-aluno NÃO pude deixar de PARABENIZÁ-LO pelo empenho e vitórias. Sei que ser albino é tão ou mais preconceituoso que ser negro. Vc, entetanto, tem esquecido o que podem pensar de vc e lembrado de explorar seu talento.
    Fico orgulhoso de ter feito parte de sua trajetória ao convivermos como prof e aluno no colégio Leda Tajra em 2001. Agora vc é bem mais que um professor de português, inglês, webdesigner, vc é O CARA, um exemplo a ser seguido. Voltarei ainda ao este site para conhecê-lo melhor.

    VC Ñ ERA DE FALAR NAS AULAS + VEJO AGORA QUE ESCREVER É SEU FORTE

    Abraçãããõooo

    Prof., agora Diretor João Batista - Bacabal

    ResponderExcluir
  13. Olá Castro, fomos breve de relacionamento, que se deu quando visitei o CEFFA Manoel Monteiro. Mas posso dizer que a impressão que vc me passou, condiz com a pessoa extraordinária que és. Deixo um forte abraço daqui de Manaus

    ResponderExcluir
  14. Castro, parabéns pelo site. Interessante o seu depoimento. Ano passado, assisti uma reportagem sobre os albinos. Não lembro se foi no Globo Repórter ou no Repórter Record. Mas pude saber um pouco mais sobre os albinos (eu, particularmente, achava que os albinos por serem brancos, não sofriam discriminação, mas mudei de opinião ao ver a reportagem) A minha história é um pouco parecida com a sua, mas com uma pequena diferença: sou negro e moro na capital de SP. Precisei lutar muito contra os olhares de discriminação, por ser o único aluno negro na minha sala, depois de terminar os estudos, era o único negro no meu primeiro emprego, e assim por diante. Assim como você, também tive uma certa dificuldade por viver num mundo onde é exigido um padrão de cor e raça. Mas depois aprendi a lidar e a combater isso. E muita coisa tem mudado desde então. Hoje sei lidar bem com isso e a me valorizar.

    Um grande abraço.
    Fique com Deus. Que Ele dê a você cada dia mais sucesso em teus projetos.

    ResponderExcluir
  15. é isso ae apesar das lutas sempre vem as vitorias eu nao sei bem se vc me conhece mas eu sei quem é vc

    esperu que vc continui sempre com essa força de vontade e que nunca desista de seus sonhos pois fico feliz ao saber que apesar das barreiras da vida e de todos os preconseito vc soube superar e mostrar a todos que somos capazes de construir sonhos e atingir metas

    fika com Deus e sucesso na sua carreira Castro felicidade a vc meu msn é elligio_dsk@hotmai.com caso vc queria entrar em contato comigo ....

    abraçoss ate mais !!!

    ResponderExcluir
  16. parabéns, cara, fiquei imprecionado com o exemplo de vida, que vc nos passa, contando a sua história, eu acho que todos nós, sofremos algum tipo de preconceito na vida,mas isso não pode nos tirar o direito de continuar lutando, pois na verdade isso fica para os fracos e não para os fortes.Você acaba de me motivar ainda mais para continuar estudando , muito mangaram de mim pelo fato de ter voltado á estudar acharam que eu não iria conseguir passar no vestibular e eu passei um pouco tarde mas nunca é tarde pra conseguir , estou cursando história e eu quero muito ensinar ... fica com Deus pois eu estou com ele.....

    ResponderExcluir
  17. Sou bacabalense e já o vi várias vezes, além de ser uma das seguidoras do blog Castro digital, sempre soube da sua inteligência excepcional mas nem um momento imaginei as dificuldades por quais passava, falo em relação ao preconceito. Talvez por ignorância, às vezes cheguei a pensar que somos apenas nós negros que somos vítimas de preconceitos. Ler um pouco da sua história me motivou pois assim como você enfrentou e enfrenta dificuldades pois o preconceito ainda é latente em nossa sociedade, você superou. Também passo enormes dificuldade relacionadas a cor e a minha condição social mas a vontade de vencer é bem maior e creio que assim como você, um dia superarei.
    Abraços!

    ResponderExcluir