domingo, 22 de março de 2009

MILK

San Francisco era conhecida como a capital dos hippies nos anos 60. Passada a fase hippie, a cidade ficou conhecida como uma das mais gays dos EUA. Isso devido ao Castro District, um bairro predominantemente homossexual.

Falando assim parece que fica tão fácil, né? Primeiro isso, depois aquilo... Acontece que os gays tomaram muita porrada pra conseguir algum respeito e garantia de segurança do seu direito de serem diferentes.

Milk (2008) conta a história dos últimos 8 anos de vida dum homem que lutou por esses direitos: Harvey Milk. Harvey foi o primeiro político abertametne gay a se eleger na cidade de SAn FRancisco. Com o apoio de idosos, hippies e outras minorias, Milk tornou-se conselheiro municipal na década de 70. Adoro a ideia dessa coalisão pra elegê-lo. Acho que é assim mesmo que tem que ser. Se as minorias ficarem perdendo tempo com preconceitos bobos entre elas, dai que não conseguem nada de concreto mesmo!

O filme mostra a tomada de decisão de Milk de se iniciar na política, até seu assassinato em 1978. Eu já conhecia a história porque assistira a um documentário e também por causa dalgums pesquisas que tive que fazer pra meus trabalhos de pós. Mas foi ótimo rever a ascensão de harvey, as investidas dos conservadores na figura da horrenda Anita Bryant (argh!), que liderou uma cruzada anti-gay nos EUA na segunda metade dos anos 1970, e como essa preconceituosa disfarçada em cristã foi derrotada.

O filme se detem no assassinato de Harvey por um ex conselheiro municipal desequilibrado. O julgamento que se seguiu é apenas contado em legendas após o filme. Por incrível que possa parecer os advogados de defesa do assassino (que também matou o prefeito de San FRancisco) alegaram que ele sofria de problemas mentais devido a excesso de consumo de junk food!!! Mesmo tendo assassinado 2 pessoas, ele foi condenado a apenas 5 anos de prisão, mas depois se matou (pena que não o fez antes de cometer os crimes!).

Sean Penn, no papel título, está magnifíco. Me lembro de Milk por causa do documentario que assisti e o ator me pareceu bastante perto do original. Bom ator, que entendeu a personagem.

Enfim, Milk é excelente pedida praqueles que acreditam que todo mundo tem direito de viver sua vida sem ser importunado por ser diferente do que se considera "normal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário