terça-feira, 31 de março de 2009

RANG-E KHODA


Roberto Rillo Bíscaro

Hoje de manhã, quando falei sobre o filme iraniano que assisti ontem, referi-me a outro filme do mesmo diretor. Pois acreditam que também o achei no U2B completo e com legendas em inglês?

Rang-e khoda (1999; A Cor do Paraíso, no Brasil) conta a história tocante de Muhammed, garoto cego, de quem o pai pensa se livrar para poder iniciar vida nova com uma nova esposa. Não se apressem a odiar o pai: ele também é outra vítima. Ele tem seus motivos e as cenas com ele são duma força extraordinária.

Na verdade, se não tomo cuidado esse post vai ter 200 laudas de pura atitude de louvor. Esse filme me deixou literalmente chapado! Quando terminei de ver estava em êxtase, juro, juro, juro! Nem o finalzinho que me lembrou um pouco o realismo-mágico sul-americano me incomodou! Até porque não entendo patavinas de cultura persa, farsi e afins, então morro de medo de estabelecer relações que não façam sentido nelas.

O filme é um festim imagético avassaladoramente belo! O diretor de fotografia e o diretor conseguem combinações de cores e imagens tão lindas que dá vontade de congelar o vídeo e deixar aquilo como poster. E olha que quem tá escrevendo isso aqui é alguém que tem sérios problemas visuais!!!

Mas, em se tratando dum filme cuja personagem central é cega esse deslumbre visual certamente alcança desdobramentos impressionantes. Nós podemos desfrutar do esplendor que Muhamed jamais poderá. Isso sim, é inteligência e não apenas criar uma película com fotografia deslumbrante, mas que pare aí. Afinal de contas, a imagem - que é forma - está em relação de tensão com a cegueira - que é tema.

Entretanto, essa tensão é relativizada, digamos assim, pelo elemento sonoro. Mohammed desfruta dum outro esplendor: o dos sons e ruídos. O cuidado e o detalhamento da banda sonora do filme são esmeradíssimos. Especialmente a maneira como ele "entende" as bicadas dum pica-pau numa árvore, associando-as ao braile.

Aos que decidirem assistir ao filme, prestem atenção às cenas iniciais, na escola onde Muhammed estuda. Tem uns menininhos albinos lá também!

Um comentário:

  1. Acabei de te ver na Globo. Sua determinação, força de vontade e fé são de admirar qualquer pessoa "normal". Continue assim e que Deus te abençoe!

    Jacqueline Abreu
    Campos dos goytacazes (RJ)

    ResponderExcluir