domingo, 1 de março de 2009

JASON

Resultado de imagem para his name was jason
Roberto Rillo Bíscaro

Depois de passar parte da manhã tendo que ler o trabalho dum crítico literário que DETESTO e antes de voltar à tradução que tenho que entregar, decidi relaxar vendo um documentário recém-lançado em dvd nos EUA, His Name Was Jason.
Pros fãs de Sexta Feira 13, acredto que seja um programa recomendável. Vários atores são entrevistados, muita informação é dada sobre a criação da personagem, curiosidades sobre cada um dos filmes, as incongruências que marcam a série, o impacto de Jason Voorhees na cultura pop etc. Enfim, eu me diverti horrores!
Pros fãs que ja viram cada filme da série mais de uma vez (como é o meu caso), especialmente divertida é a parte final, quando os créditos já estão rolando e os vários atores entrevistados reproduzem suas falas ou situações em que se encontravam quando foram mortos pelo homem por detrás da máscara de hóquei. A gente lembra da cena original e o contraste com a aparência atual dos atores é muito interessante, além de fazer bem pra gente porque percebemos que o tempo passa pra todos!
Claro que há os exageros de sempre como dizer que foi Sexta Feira 13 que determinou as convenções do sub-gênero slasher, por exemplo. Todos "esquecem"de citar o Mário Bava e seu Antefatto (1971), ou a versão original de Black Christmas (1974) ou mesmo o Halloween (1978), do John Carpenter. Todos precederam Friday the 13th e definiram as convenções dos slashers. Mas lembremos de que esse documentário vem ao mundo justamente quando a refilmagem de SExta-Fiera 13 é lançada, então, claro que faz parte da propaganda do filme ao mesmo tempo que se aproveita da publicidade gerada pela película. Retro-alimentação...
Mesmo sabendo que houve precedentes definidores das convenções dos slasher films, não me importo. Friday the 13th é meu slasher definitivo!
JASON VOORHEES RULZZZZZZZZZZZZZZ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário