terça-feira, 17 de março de 2009

BURUNDI

E não é apenas em algumas partes da Tanzânia onde as pessoas com albinismo enfrentam perigo. Vejam que é perigoso ser albino também em outro país africano, o Burundi.

17/11/2008 - 13h59
Criminosos degolam e esquartejam menina albina no Burundi

da France Presse, em Bujumbura

Uma menina albina de seis anos foi decapitada no Burundi, neste domingo (16). O crime eleva para três o número de assassinatos que aconteceram em rituais envolvendo albinos, naquele país, desde setembro passado.
Segundo o chefe do povoado de Kinyinya, Réi Sengiyuma, um grupo de criminosos armados com fuzis atacou a casa da albina Cizany, 6, em Bugongo (220 km ao leste de Buyumbura). Ela foi decapitada e, em seguida, esquartejada.


Um homem e uma adolescente albinos (anomalia genética que provoca a ausência total da pigmentação na pele e no cabelo) foram assassinados no final de setembro em Ruyigi por motivos relacionados com práticas de bruxaria.


Todos os albinos da região estão sendo reunidos, para fins de proteção.


O assassinato da menina acontece num contexto de recrudescimento de crimes rituais contra albinos na Tanzânia. No país vizinho do Burundi, corpos de albinos são usados em práticas de bruxaria para fabricar amuletos de boa sorte para os garimpeiros de ouro.


Ao menos 27 albinos, em sua maioria mulheres e crianças, foram mortos em vários países do leste África durante 2008.

(Encontrado em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u468556.shtml )


Nenhum comentário:

Postar um comentário