domingo, 8 de março de 2009

TRAMPO

Graduei-me numa pequena fundação educacional do interior. A Fundação Educacional de Penápolis, FUNEPE. Ter diploma de lá não dificultou em absolutamente nada quando fui pra USP , em 1999, tentar vaga pro mestrado no departamento de Letras Modernas. Não só consegui a vaga pro mestrado, como tmbém me doutorei pela USP. Se, por um lado, não tive as mesmas oportunidades acadêmcias oferecidas pels universidades grandes, por outro, houve meu esforço pessoal, que me ajudou a correr atrás dalgum suposto prejuízo. É o que o Zé Simão fala: quem fica parado é poste! E eu complemento: poste é um dos lugares preferidos pra cachorro fazer xixi!

Em 1996, fui convidado a lecionar na FUNEPE. Literatura inglesa e norte-americana pro curso de Letras. Estou lá desde então e gosto muito.

Atualmente, a instituição passa por dificuldades, como várias outras fundações. O curso de Letras já nao mais existe porque parece que a carreira de professor anda meio em baixa... Além disso, há essas faculdades que podem cobrar preços irrisórios porque pagam salários irrisórios pra seus professores, que sequer precisam ter doutorado, por exemplo. Há também os tais cursos à distãncia, a maioria, arapucas pra desovar diplomas. Assim fica difícil competir, né?

Gostaria muito de me aposentar por aqui mesmo. Como disse em outro post, é perfeitamentre possível ter uma vida rica, interessante e completa numa cidade pequena. Até porque "interessante" não deve ter o mesmo significado pra todo mundo. E eu duvido muito que exista alguma vida "completa". Se fosse assim, quem pensaria em seguir em frente e melhorar? Creio que a incompletude é grande força motriz.

Se me aposentarei aqui, não sei. Sou sonhador e tenho problemas de visão, mas cego não sou e sei que a situação não é fácil. E sei também que sonho não enche prato de comida nem paga plano de saúde.

De qualquer modo, apresento a vocês meu local de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário