domingo, 1 de março de 2009

MOÇAMBIQUE

Albinos criam associação para lutar contra a descriminação

Data: 23 / 01 / 2009

Esta quinta-feira, 22 de Janeiro, o auditório do Ministério da Saúde foi pequeno para acolher os albinos residentes na capital moçambicana.
Ana Gabriela, uma das promotoras da associação «Defendendo os Nossos Direitos»,salienta que “há muita discriminação” e esse “é um dos motivos que faz com que esta associação surja, fazer face à injustiça que os albinos sofrem”.
A nova associação, que terá agora de ser aprovada pelo Ministério da Justiça moçambicano, deverá depois ser levada a outros pontos de Moçambique. Para os albinos que testemunharam o seu nascimento, a criação da associação é, antes de mais, um momento para lembrar à sociedade que “Os albinos são pessoas normais, iguais aos outros”.
Na cerimónia, que contou com a presença do ministro da Saúde de Moçambique, Ivo Garrido, a importância da criação desta instituição foi louvada: “Como diz o ditado, a união faz a força. Cada pessoa com albinismo sozinha não vai resolver os seus problemas, vai só encontrar dificuldades. A partir do momento em que as pessoas com albinismo têm um órgão que as representa”.
Apesar de não existirem dados sobre o número de pessoas em Moçambique com esta doença genética, provocada pela falta de melanina na pele e olhos. Motivo pelo qual os albinos têm que enfrentar o desconhecimento, o preconceito e a discriminação dos que o rodeiam. O desconhecimento leva, muitas vezes, algumas pessoas a falarem de “feitiço, alguns pensam que somos pessoas vindas do outro mundo, outros chegam a pensar que somos filhos do diabo e que os albinos não morrem, desaparecem”.

(Encontrado em http://www.africatodayonline.com/pt/noticia/3623/albinos-criam-associacao-para-lutar-contra-a-descriminacao/ )



Nenhum comentário:

Postar um comentário