domingo, 3 de outubro de 2010

SE TOCA, MENINA!

No Brasil, 39% se acham imunes ao câncer de mama

Crença acontece por ausência de casos semelhantes na família e ilusão de que só fumantes contraem a doença

O câncer de mama não é uma preocupação para boa parte das mulheres brasileiras, já que 39% delas acreditam que são imunes à doença, de acordo com pesquisa do Instituto Avon, divulgada nesta quarta-feira em São Paulo, sobre a percepção das mulheres em relação ao câncer de mama. Para 56%, a razão para acreditar que não poderiam desenvolver a doença está no fato de não terem nenhum caso de câncer de mama na família. Elas também citam para a explicação dessa crença a alimentação adequada (23%) e o hábito de não fumar (22%).

No entanto, a realidade desmente essas suposições. Em 90% dos casos de câncer de mama não há componente hereditário ou familiar e 70% das mulheres não apresentam fatores de risco, segundo Rita Dardes, ginecologista e mastologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretora médica do Instituto Avon. "Basta ser mulher e envelhecer para estar no grupo de risco", afirmou. O presidente da Avon Brasil, Luis Felipe Miranda, destacou que, com mais informação, a doença deixaria de ser a primeira causa de morte por câncer no País entre as mulheres.
O desconhecimento encontra respaldo em outro dado da pesquisa: apenas 23% das mulheres se consideram muito informadas sobre a doença. A "Pesquisa Instituto Avon/Ipsos - Percepções sobre o Câncer de Mama - mitos e verdades em relação à doença" ouviu do dia 30 de julho a 11 de agosto mil mulheres, a partir dos 16 anos, em 70 cidades do País.
Gisele Lozovoi Cifarelli, por exemplo, foi diagnosticada com câncer de mama no começo deste ano. Foi o primeiro caso na família dela. "Perdi o chão. A gente toma um susto. Ainda mais que foi logo após a minha separação. Eu ficava pensando como seria a vida da minha filha de 9 anos."
Ela precisou fazer quimioterapia e teve removido o seio do lado direito. "Mas somos mais que uma mama, um cabelo. Nessas horas eu contei com o apoio de amigos e principalmente da minha sogra." Gisele ficará em observação intensa e em tratamento regular até 2015. "Jamais vou desistir da minha vida. Vou morrer bem velhinha."
Mostra
Gisele, aliás, é uma das personagens da mostra itinerante de 49 fotografias em preto e branco "De Peito Aberto" que a Avon inaugurou junto com a divulgação da pesquisa. O projeto é do fotógrafo Hugo Lenzi e de sua esposa, Vera Golik. A exposição, que ficará no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, até o próximo dia 8, percorre os sentimentos que se sobressaem desde a descoberta do câncer de mama, passando pelo processo de tratamento, até a superação da doença.
Hugo afirmou que deu início ao projeto após, no ano 2000, o irmão, a irmã e, três meses depois, a mãe de Vera terem diagnóstico positivo para o câncer. Só o irmão dela morreu por causa da doença, um linfoma. O casal decidiu tirar fotos de mulheres com a doença com o objetivo de "humanizar" a pessoa com câncer, que muitas vezes é vista e se percebe como alguém que não é "igual aos outros".
Exame clínico
O levantamento também mostrou que um terço das mulheres nunca realizou exame clínico. Novamente o dado encontra respaldo na realidade: 60% das mulheres morrem porque o câncer de mama é descoberto em um estágio avançado. De acordo com Rita, diagnosticar a doença logo no início eleva a chance de cura em 95%.
A médica também disse que o autoexame não deve ser uma estratégia isolada de detecção do câncer de mama. "O diagnóstico precoce só é identificado na mamografia, por isso é importante realizar o exame clínico." Rita afirmou que a incidência da doença aumenta a partir dos 40 anos, com pico entre os 50 e os 60 anos.
O diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, disse que eram três os objetivos do evento realizado nesta quarta-feira: lançar a pesquisa, a fim de direcionar novos rumos para campanhas de informação, abrir a exposição fotográfica e dar início a uma mobilização em outubro, mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama.
Nilcéa Freire, ministra da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, disse que o governo está atento aos dados da pesquisa. "O que estamos fazendo aqui é para mudar o cenário da desinformação", afirmou.
O evento contou com a participação das atrizes Giovanna Ewbank e Paola Oliveira. "Quando recebi o convite e tive acesso à pesquisa, fiquei assustada com o número de mulheres que não têm informação sobre a doença. A gente precisa de mais conscientização", disse Giovanna.
(Encontrado em http://www.istoe.com.br/reportagens/103386_NO+BRASIL+39+SE+ACHAM+IMUNES+AO+CANCER+DE+MAMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário