sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LESÃO DOMINICAL

Estudo aponta os riscos de ser atleta "domingueiro"

Fazer exercícios apenas uma vez por semana aumenta chances de ter lesões

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (EUA) aponta que os “atletas de fim de semana”, ou seja, aqueles que são sedentários, mas resolvem extravasar nos dias de folga, têm mais chances de se machucar do que aqueles que se exercitam regularmente.

A pesquisa do professor de ortopedia da universidade, Jeffrey Spang, concluiu que fazer muito esforço físico apenas uma vez por semana aumenta o risco de lesão, em especial entre homens e mulheres com mais de 30 anos, que não fazem exercícios físicos durante a semana.
As lesões musculares são as mais comuns entre os “atletas domingueiros”, seguidas de tendinites crônicas e, quando mais graves, ruptura no tendão de aquiles, que precisa de cuidados médicos imediatos.
Segundo Spang, os casos clássicos de lesões ocorrem quando, por exemplo, pessoas resolvem deixar de serem sedentárias “na marra” e optam por programas de exercícios mais agressivos, como a corrida. A tendência é que se machuquem muito se não tomarem cuidados.

- O erro mais comum é fazer muito exercício e muito rápido. Muitas vezes, as pessoas ficam feridas nas primeiras sessões e, em seguida, são incapazes de voltar a treinar por um tempo.
De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão do governo americano de controle e prevenção de doenças, mais de 10 mil americanos recorrem ao pronto-socorro com lesões relacionadas à prática de exercícios físicos e/ou esportes.
O melhor plano, de acordo com o professor, é optar por sessões de treinos pequenos e mais frequentes, evitando se exercitar de forma exagerada logo no início, aumentando gradualmente a quantidade e intensidade dos exercícios. Mas se a falta de tempo realmente impede a prática diária, o cientista dá um desconto, com ressalvas, para estes "atletas".
- Alguma coisa é sempre melhor do que nada. Mas desde que divida os exercícios ao longo de dois ou três dias, o que permite construir uma resistência e dá ao corpo tempo para se recuperar.
Como evitar lesões
Spang ainda dá dicas para evitar lesões:
- Faça um aquecimento antes de começar o exercício, seja a pé ou de bicicleta, em um ritmo moderado. Não se estique até que os músculos estejam aquecidos.
- Mexa os ombros em movimentos circulares.
- Dores musculares são normais após um treino intenso, mas se sentir uma dor aguda pare o exercício imediatamente. Aplique gelo no local da dor ou visite seu médico se a dor não desaparecer depois de alguns dias.
- Faça os exercícios acompanhado, seja com amigos ou com uma parceria romântica, para a prática ser mais agradável e um incentiva o outro.
(Encontrado em http://noticias.r7.com/saude/noticias/estudo-aponta-os-riscos-de-ser-atleta-domingueiro-20101007.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário