segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PROJETO DE LEI EM SANTOS

O vereador Arlindo Barros, da cidade de Santos (SP), apresentou à Câmara Municipal daquela cidade, projeto de lei obrigando o poder público local a distribuir protetor solar gratuitamente aos albinos. A iniciativa nasceu depois que um assessor parlamentar de Arlindo viu minha palestra no TEDx Santos e Região, no início deste mês. Abaixo, algumas informações sobre o projeto, colhidas no site da Câmara Municipal santista e do site do vereador.

Albinos podem receber protetor solar de graça

PL foi apresentado na Câmara

Foi apresentado na Câmara Municipal de Santos, um projeto de lei de autoria do vereador Arlindo Barros (PSDB) que determina a distribuição gratuita de protetor solar para pessoas portadoras de albinismo na rede municipal de saúde de Santos. O objetivo é auxiliar os albinos a terem um despesa menor durante o mês, já que o consumo de protetores é muito alto.
Albinismo é uma ausência parcial ou total do pigmento da pele, nos cabelos e nos olhos. Existem casos que a pessoa tem ausência total de pigmentação em todo o corpo, denominada albinismo óculo-cutâneo, a mais perigosa de todas.
Para que a distribuição gratuita aconteça é necessário que se faça um cadastramento nos pronto-socorros, hospitais municipais, UBS e unidades de saúde. Além disso o PL permite que as entidades de saúde deverão dar atendimento oftalmológico aos albinos.
Para o vereador, essa medida é necessária para ajudar os albinos que sofrem com a doença "Eles tem dificuldades de adaptação social e emocional. Com a distribuição gratuita, vai permitir uma diminuição na despesa com gastos de protetor solar".
Barros entende que Santos deve começar a estabelecer políticas públicas aos portadores de albinismo, começando desde o seu nascimento, até chegar a fase adulta. "Por isso defendo o cadastramento dessas pessoas e a distribuição gratuita de protetores aos albinos, para a melhorar na qualidade de vida dos portadores", entende o vereador.
Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470
Site: www.arlindobarros.com.br   Twitter: @arlindobarros_
(Encontrado em http://www.camarasantos.sp.gov.br/noticia.asp?codigo=2974&COD_MENU=102)

No site do vereador Arlindo Barros, informações podem ser acessadas na página:
http://www.arlindobarros.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81:albinos-podem-receber-protetores-solares-gratuitos-nas-redes-de-saude-de-santos&catid=34:noticias&Itemid=56

Como homenagem e agradecimento ao vereador Arlindo Barros, escolhi um vídeo de mestre Arlindo Cruz.)

Um comentário: