terça-feira, 14 de junho de 2016

TELINHA QUENTE 216

Modern Family season 7 poster.jpg
Roberto Rillo Bíscaro

Desde 2009, Modern Family merecidamente papa Emmy atrás de Emmy como melhor comédia da TV norte-americana. Desde a temporada de estreia, o Blog do Albino Incoerente resenha a sitcom, sempre reservando mais elogios do que reclamações. Dinâmica, criativa, gostável e muito engraçada, Modern Family arrancava gargalhadas e deixava este resenhista por vezes atônito com a maestria dalguns episódios. 
Interessados podem ler meus textos sobre a primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta temporadas, clicando nos respectivos ordinais.
Inclusiva ainda que timidamente (o casal gay Mitch e Cam nunca se beija ou demonstra afeto) e quebradora dalguns preconceitos como o do casamento intergeracional, Modern Family já assegurou o título de “clássico” de verdade. O “de verdade “ é crítica pruma cultura que usa o adjetivo muito facilmente: basta ser velho, tem resenhista usando clássico. Não funciona assim: Supergatas é clássico, por exemplo, mas Caras e Caretas, só velho.
O que temíamos, porém, enfim chegou. A sétima temporada mostra o esgotamento da fórmula, que até a sexta ainda disfarçava muito bem a falta de novidade nas histórias e personagens através de roteiros criativos pra mostrar o mais do mesmo. Isso não é mais possível. Quantas vezes precisamos dum episódio pra provar a Jay o quão bom é mostrar os sentimentos? Pela duodécima vez há malícia entre Claire e Manny, que, por sua vez, segue citando Downton Abbey (tá, isso não é defeito, afinal quem ama os Crowleys só pode ser tudo!). Há piadas engraçadas e sorrisos abundam, mas já não desperta desejo de ver tudo de maratona. Meio que cansou.

TV é negócio e como Modern Family ainda dá audiência foi renovada pra 8ª temporada. Artisticamente, tivesse acabado na 6ª seria como Mary Tyler Moore, que terminou no auge. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário