terça-feira, 29 de dezembro de 2015

TELINHA QUENTE 192


Fim Duma Paixão Anunciada

Roberto Rillo Bíscaro
Parafraseei Gabriel Garcia Marques, quando escrevi sobreas primeiras temporadas de Downton Abbey, porque tinha todos os elementos pra me agradar. Não estive só. A presidenta Dilma é fã de comprar box sets e nos EUA o show da ITV virou fenômeno de audiência da PBS, que nunca competiu com as grandonas como ABC, CBS e NBC. De uma hora pra outra, referências a Mr. Bates ou Lord Gratham começaram a pipocar em sitcoms, dramas e até filme de horror. Downton a propriedade inglesa, virou hotel pra lucrar com a febre; Downton, a série, virou referência cultural obrigatória desta segunda década do XXI.
Aproveitando a crista da onda, o escritor Julian Fellowes decidiu encerrar as atividades com o episódio de Natal exibido dia 25 na Inglaterra, seguindo os 8 capítulos da sexta temporada, exibidos entre setembro e outubro. Irregularidade marcou Downton, intercalando temporadas deliciosas, com desinteressantes e até chatas. Sorte que a saideira nos brindou com o que de melhor sabe oferecer: novela das 18:00 às antigas, só que mais bem atuada e produzida.
Em sua melhor bisbilhotice das vidas de aristocratas e seus serventes, Downton Abbey consegue ser cativante a ponto de nem percebermos/nos importarmos muito que certas personagens quase não têm função. E esta temporada-despedida foi assim: quem liga realmente que Mr. Bates não tenha mais nenhuma serventia pra trama? Ele é fofo e simpático, e pronto.
Tudo se encaminha prum final “suficientemente feliz” pra usar as palavras da Dowager Countess of Gratham, que quase nunca tinha função importante, mas tem a língua ferina, é irônica e é Dame Maggie Smith, então amamos, precisa mais?
Impressionante como The Walking Dead abocanha não apenas Game of Thrones, mas também o gentil mundo de Downton. Só isso explica o espetacular jorro de sangue causado pelo estouro duma úlcera à mesa do jantar. Alguém faça um Downton Abbey & Zombies, djá!
E os marxistas culturais gritarão Jameson e Williams em incontáveis orgasmos nos departamentos de Letras/cinema/TV ao analisarem a simbologia dos momentos finais, no que diz respeito a onde estão os personagens. Provavelmente também espumarão de ódio, por simpatizarmos tanto com Lady Mary e Lord Grantham, fazer o quê? Eles são tudo!
E depois de anos com essa gente que aprendi a amar mesmo com seus defeitos, garanto que todos tiveram o destino que mereceram, afinal, novela das 6 tinha que ter final pra cima e sacarinado.
Toca achar tempo pra ver Upstairs, Downstairs, uma das inspirações de Downton. Você não achava que Fellowes descobrira a roda, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário