segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CHIP DO MOVIMENTO

Um chip para os músculos

Ingleses criam implante que ajuda a manter as funções musculares de pessoas paralisadas
Cilene Pereira

Um dos desafios para melhorar a qualidade de vida de pessoas que perderam os movimentos de braços e pernas é manter a tonicidade de seus músculos. Sem movimentação, eles podem se atrofiar, afastando ainda mais qualquer possibilidade de recuperação. Na última semana, pesquisadores ingleses anunciaram a criação de um recurso que ajuda na tarefa de manter os músculos trabalhando mesmo em casos de paralisia. Trata-se do primeiro chip que pode ser implantado na espinha com o objetivo de emitir sinais elétricos aos músculos. O estímulo provoca a contração das fibras musculares, movimento essencial para a preservação de suas funções.
O chip foi desenvolvido na University College London. Sua vantagem é poder ser colocado direto na coluna, tornando o estímulo muscular um trabalho contínuo (leia mais detalhes no quadro). Hoje, o trabalho com os músculos de indivíduos paralisados é feito por meio de fisioterapia e estimulação elétrica. Neste caso, porém, os sinais são enviados por eletrodos dispostos sobre a pele. O problema é que, para ser eficaz, o método deve ser aplicado praticamente todos os dias, o que quase sempre não ocorre devido às dificuldades que as pessoas enfrentam para se locomover de casa para a clínica onde fazem o tratamento.
Os primeiros testes, feitos em animais, foram bem-sucedidos e trouxeram entusiasmo. “O implante tem o potencial para fazer diferença real na vida dos pacientes”, disse David Willetts, ministro da Ciên­cia da Inglaterra. No ano que vem, serão feitas investigações mais detalhadas. A partir do que já observaram, os cientistas acreditam que o chip poderá ser útil também no tratamento de outros problemas que envolvam enfraquecimento muscular. “Ele tem potencial para estimular vários grupos musculares porque pode ser colocado em diversos pontos da espinha, de onde saem os canais nervosos”, afirmou Andreas Demosthenous, um dos criadores do novo recurso.
(Encontrado em http://www.istoe.com.br/reportagens/113836_UM+CHIP+PARA+OS+MUSCULOS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário