quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

VISIBILIDADE


Apresentadora infantil deficiente gera polêmica na Grã-Bretanha
A estreia de uma apresentadora portadora de deficiência física em um dos canais infantis da BBC gerou polêmica na Grã-Bretanha depois que pais reclamaram que ela estaria "assustando seus filhos".
Cerrie Burnell, de 29 anos, que nasceu sem a mão e o antebraço direitos, apresenta desde janeiro dois programas no canal CBeebies, dedicado a crianças com até 5 anos de idade.
Sua participação gerou um debate no site do canal infantil e em websites britânicos especializados em dicas para pais e mães.
Em um dos comentários mais polêmicos, um pai disse temer que sua filha tivesse pesadelos com a apresentadora.
Apoio
Segundo a BBC, desde que as reclamações vieram à tona - nove ao todo - , a emissora recebeu muito mais mensagens de apoio à presença de Burnell.
O diretor do CBeebies, Michael Carrington, defendeu a escolha da apresentadora, dizendo que ela é "simpática e natural".
"É uma tarefa difícil ter de entreter milhões de crianças todos os dias e, com o tempo, pais, mães e crianças vão adorá-la como nós a adoramos", afirmou.
Entidades de defesa dos direitos dos deficientes físicos da Grã-Bretanha também manifestaram sua revolta com as reclamações.
'Acostumada'
A apresentadora, que é mãe de uma menina de 4 meses, disse que está acostumada a ser parada na rua por crianças que perguntam sobre sua deficiência.
"Tudo o que elas querem é uma explicação. Querem saber: 'O que é isso?', 'O que aconteceu?', 'Por que você é diferente?'. Uma vez satisfeita a curiosidade, elas esquecem e partem pra outra", afirmou Burnell.
Ela disse esperar que sua aparição na TV mostre às crianças pequenas o que elas podem conquistar na vida por mérito próprio, mas reconheceu que cabe aos pais decidir como abordar o assunto da deficiência com os filhos.
"Eu nunca me meteria na maneira como cada família trata do problema das deficiências físicas e mentais. É algo que cabe a cada pai e mãe. Mas creio que a minha atuação no CBeebies é uma ótima oportunidade para que as famílias falem do assunto", afirmou.


(Encontrado em http://www.bbc.co.uk/portuguese/lg/noticias/2009/02/090224_bbcapresentadoraml.shtml )

Um comentário: