quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MPB

Roberto Rillo Bíscaro

Adoro música. Ouço muita música e de várias partes do mundo também. Fico sempre fuçando pra achar coisas novas. Novas nao significa coisas recém lançadas. Novas pra mim. Uma coisa gravada há 50 anos pode ser nova. Se eu jamais escutei a canção ou o artista, então é novo pra mim, certo?

Embora seja bastante eclético, acho que a gente sempre tem algum estilo que agrada mais. Nem se trata de achar melhor ou pior, pelo menos no meu caso. Trata-se de gostar mais ou não. Por exemplo, o fato de eu não gostar de tomar injeção não significa necessariamente que eu ache injeção ruím. Só prefiro nao tomar.

Então, no quesito música acontece o seguinte: eu ouço um monte de música de um monte de lugares, mas no fim das contas a maior quantidade de artistas e canções favoritas vem do Reino Unido. É até meio incrível; eu ouço uma banda nova e adoro. No mais das vezes é britânica. Eu até uso isso pra irritar/brincar/surpreender as pessoas. Digo que meu estilo favorito é MPB. Espero que o sorriso de aprovação ilumine o rosto do ouvinte e começo a citar alguns nomes: Genesis, Yes, Smiths etc. Daí, quando a pessoa faz a cara de não estar entendendo eu completo: "É, Música Popular Britânica." Geralmente a pessoa ri ou se tem mais intimidade diz algum palavrãozinho amigável.

Eu adoro a nossa MPB também, não precisam se preocupar os puristas. Aliás, conheço-a bem melhor do que muita gente que se diz amante dela. Já ocorreram casos de alguns que esboçaram reação escandalizada quando disse que preferia a minha MPB. Dai, quando eu dizia que adorava Rafael Alterio, Rosália de Souza, Tito Madi, Ana de Hollanda e o interlocutor desconhecia, era a minha vez de fingir escândalo. Isso aconteceu um par de vezes na Universidade.... É aquela história, se você diz preferir algo, parece que você não gosta do resto. Os compartimentos são bem estanques e além disso, cada um ouve o que quer ouvir, né?

Mas todo esse blá blá blá é pra falar que ontem conheci uma música "nova"! Estava vendo o penúltimo episódio da segunda temporada de The Sopranos e na última cena começou a tocar uma canção que me arrepiou inteiro. Vi os créditos finais inteiros pra ver se descobria quem cantava, mas nada, nao vi indicação alguma. Voltei à cena final e coloquei a faixa de áudio com os comentários do diretor pra ver se ele flava o nome e nada. Alguém diz que é uma "great song, perfect for the episode", mas só isso. Realmente, a canção é perfeita pro episódio, pois o comenta de mdo irônico e tal

Imediatamente, fui ao computador e digitei os dois primeiros versos da canção. Eu poderia jurar que era algum grupo norte-americano "novo" ( a segunda temporada de Sopranos deve ser do ano 2000). Em dois segundos descobri que se tratava duma canção do Eurythmics. Nem me supreendi muito; novamente era um grupo britânico! Vergonha mas eu não havia reconhecido a voz da Anne Lennox!

Até pensei que a versão que está nos Sopranos fosse regravação do Eurythmics, mas o U2B me mostrou que não. A música que comecei a ouvir ali era a mesma que tocara no seriado.

Claro que como bom adolescente dos anos 80 eu conheço e amo diversas canções do Eurythmics. Mas com eles eu sempre fui 8 ou 80: ou eu amo de paixão ou não vejo graça nenhuma a até há coisas que detesto. Venero Sweet Dreams, Here Comes the Rain, When Tomorrow Comes, Sexcrime, Julia, Who's That Girl, I Need a Man. Mas acho m pooooorre coisas como Missionary Man. Por opção, não conheço quase nada da carreira solo da Anne e as duas coisas solo que ouvi do Dave Stuart eu detesto.

Assim, quando eles lançaram o álbum Peace, em 1999, não me animei em ouvir. Achei que eles já dito tudo que tinham a dizer. E qual não foi a surpresa quando descori que I Saved the World Today - a canção dos Sopranos - era justamente daquele disco. Como sou 8 ou 80, claro que já considero essa música umas das melhores da década de 90! That's me!

É, eu não devo subestimar minha MPB mesmo, afinal, uma vez Flamengo, sempre Flamengo, né?????

4 comentários:

  1. Adorei a música. Sou filhote dos anos 80 e não conhecia. É que naquela época a gente tinha que comprar os discos para acabar gostando de uma música só. Rs
    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Améééééééém pra MPBritish!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Albino por usar meu vídeo para comentar sobre Eurythmics.
    Neste vídeo ao menos tentei sensibilizar as pessoas sobre o mal que afeta nosso pequeno mundo.
    A música é linda, as imagens nem tanto mas de qualquer forma vc está colaborando com a conciência preservacionista.

    Muito obrigado!

    Bonci

    ResponderExcluir
  4. Obrigado vc por ter feito o video a respeito de tema tão importante. Obrigado também pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir