sábado, 28 de fevereiro de 2009

MINHA ESCOLA PRIMÁRIA

Estudei nesta escola desde a metade da terceira série (quando me mudei pra cá) até o fim da oitava série. Acho que esse período compreende os anos 1976-1981. O prédio, antigo, fica no meio da praça central da cidade. Eu adorava o chão de madeira que balançava. Aliás, até hoje prefiro coisas mais velhas. Sei que é puro clichê, mas depois de muitos anos sem entrar na escola, o teto me pareceu mais baixo, tudo era mais reduzido. E olha que eu fiquei mais de uma década sem entrar lá, mesmo passando ao lado do prédio literalmente quase todo santo dia!

Há um prédio de apartamentos ao lado da escola, acho que o primeiro construído por aqui. Quando vim pra cá, já existia, inclusive. Lembro-me de uma vez quando estávamos preparando a festa da primavera (bem, na verdade, eu não ajudava droga nenhuma, só conversava... ah tá bom, vou confessar vai, só bagunçava mesmo!), ouvimos um barulho enorme como se algo tivesse se chocado. Não demorou muito pra virem avisar que alguém despencara do edifício e o barulho que ouvíramos era o choque do corpo contra o alumínio que protegia um bar que fica embaixo do prédio. A gente foi dispensado da escola e, como o prédio era em frente, claro que todo mundo quis is ver o local do acidente. O corpo já não estava mais lá, mas me lembro duma poça enorme de sangue e de um chapéu dentro dela. O chapéu deve ser truque de memória porque o que alguém estaria fazendo de chapéu dentro de casa? Também me lembro do guarda mandando a gente "circular".... Acho que fomos dispensados porque quem caiu era ou havia sido funcionário da escola.

Houve rumores depois, sobre a causa da queda. Coisa de cidade pequena dirão! Exato, coisa de cidade pequena. Tão pequena como o bando de rumores que circulam no mundo todo após cada tragédia, agora que elas são mostradas em tempo real, né? Ah, me dá um tempo!

Um comentário:

  1. Nossa, eu me lembro perfeitamente desse dia (coisas de cidade pequena, contemporâneo e aluno da mesma escola): eu tinha aulas no prédio anexo do instituto e as janelas da minha saladavam diretamente para o tal edifício. 1ª ou 2ª série, não me lembro mais... Mas me vêm tantos detalhes desconexos na cabeça daqueles tempos na escola... UAU!

    ResponderExcluir