terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

VIVA A EMIGRAÇÃO!



Roberto Rillo Bíscaro

Imigração é um dos temas candentes do momento. Tem gente boa estudando o fenômeno. Está presente en um sem número de filmes, desde os de terror até os "sérios". Outro dia mesmo vi um iraniano que tinha ilegais do Afeganistão (não crianças, eu não vejo apenas filmes B e slashers...).Aliás, parece que há outras peliculas iranianas sobre o tema. Tem música sobre imigração ou imigrantes. Tem novelas. Parece que tem até video game cujo objetivo é capturar ou matar ilegais.

Muita tristeza e morte nesse processo. Algumas histórias de vitória também, mas o capitalismo não é assim? O sol brilha pra todos, mas uns conseguem se bronzear, outros ficam só ardendo! Certa vez vi a expressão Vingança Colonial. Parece que se referia ao fato das pessoas das ex-colônias estarem "invadindo" os espaços metropolitanos. A ideia era mais complexa do que essa, mas no frigir dos ovos nao me pareceu muito mais do que isso. Vingança bem cara essa que obriga um batalhão de gente a sair dos locais de origem pra, na maior pare das vezes, ir limpar a latrina de quem acredita na tal vingnaça... Como morador da colônia, a minha parte da vingança eu preferiria em vitamina D na conta bancária. Sendo albino, tenho dificuldades em sintetizar essa vitamina tão importante, por isso acho que aquela do banco me faria mais feliz do que ir alhures e me "vingar" do colonizador com a minha nívea presença.

Mas o post de agora é pra dar graças a uma emigração em particular. Bendito o dia em que os avôs dessa mulher resolveram trocar a Nigéria pela Inglaterra. Ave Sade!!!

Um comentário: