quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

TANZÂNIA PARTE 2: O RETORNO

Segunda-feira postei vídeo com uma reportagem sobre o assassinato de albinos na Tanzânia:



Um leitor solicitou-me traduzir o material a fim de poder usar com seus alunos. Pedido atendido. Estamos às ordens, professor!

NARRADORA: Quando Joyce Luhahauala deu a luz a um bebê branco com cabelos dourados, sua família e comunidade ficaram chocadas e perplexas, mas disseram a ela que um bebê albino era uma benção de Deus. Agora, contudo, sua benção jaz em uma sepultura. Sua filha foi morta quando homens invadiram sua casa, cortaram-lhe as pernas e fugiram com elas.

JOYCE: Ouvíramos falar a respeito de albinos sendo mortos, mas jamais imaginávamos que isso aconteceria em nossa família. Entretanto, minha filha tinha medo ,estava apavorada. Estava triste porque sabia que algo podia acontecer a ela.

NARRADORA: Pelo menos 25 albinos foram mortos na Tanzânia nos últimos 18 meses. Este vídeo chocante mostra o resultado de um desses assassinatos. Muitos albinos agora são forçados a andar em grupo porque estão com medo de serem capturados por comerciantes de partes de corpos de albinos. A causa dos assassinatos repousa na crença arraigada em algumas partes da Tanzânia, de que albinos trazem riqueza e sucesso instantâneos, quando usados em poções feitas por curandeiros. Isso ocorre particularmente na indústria pesqueira, onde muitos acreditam que se você colocar o cabelo de um albino na rede, a cor dourada e brilhante atrairá mais peixes.

Hassan Mwita nega envolvimento na matança de albinos, mas alega conhecer gente que se tornou milionária da noite para o dia.

HASSAN: Um amigo procurou um curandeiro que lhe disse que se quisesse melhorar o seu negócio, teria que matar um albino. Ele o fez, e, em alguns dias, ganhou um dinheirão. Antes, ele era um quebrado.

NARRADORA: A polícia da Tanzânia está fazendo o possível para acabar com esses crimes, mas muitas testemunhas preferem o silêncio.

MRISHO CHABO (policial): Às vezes, as pessoas são muito reticentes. Quando o assassinato acontece, elas permanecem em silêncio. Mas, depois de um tempo começam a falar:” Ah, alguém que conheço está matando albinos.”

REPÓRTER: Estas são algumas evidências que a polícia confiscou de pessoas suspeitas de curandeirismo. Estas garrafas contêm diferentes tipos de pó, que a polícia chama de “medicamentos locais”. Aqui temos a pele de um gato. E nesta sacola, o cabelo de um albino. Tudo isso será usado como evidência no tribunal.

NARRADORA: Al Shaymaa Kwegyir, membro do Parlamento, é a albina mais conhecida do país. Ela encabeça um movimento para dirimir o mito de que albinos possuem poderes mágicos.

AL SHAYMAA: O Presidente me nomeou para ajudar todos os deficientes, mas principalmente os albinos. [O objetivo é] tentar educar as pessoas sobre os albinos, que são seres humanos e precisam de direitos iguais, como todo mundo.

NARRADORA: Contudo, esses esforços não são suficientes para assegurar à Joyce que sua filha agora descansará em paz. Seus restos mortais jazem em uma sepultura anônima porque ela está convencida de que os agressores voltarão para pegar o que deixaram para trás.

2 comentários:

  1. Eu jah havia publicado um post sobre isso no meu site antes, mas devido a umas reformulações q fiz tive q remover, por que tava dando um erro. Agora republiquei esse seu post no meu site com os devidos créditos, e bem melhor por que antes só tinha colocado texto, agora coloquei o vídeo e a tradução.

    ResponderExcluir
  2. Como vc não tem banner, colokei um link do seu blog no meu site como Link parceiro, para adicionar o meu eh so copiar akele codigo q tem la e copiar em seu blog LAYOUT > ELEMENTOS DE PAGINA > ADICIONAR UM GADGET. Se kizer posso fazer um banner pra vc.

    ResponderExcluir