domingo, 22 de fevereiro de 2009

SEMANA SUL-COREANA

Há algum tempo houve uma febre de filmes de horror asiáticos. Cheguei a ver alguns japoneses bem cotados. Também vi um par de slashers da Tailânida, Coréia... Mas não entrei na moda. Não se assustem, nada contra asiáticos. É que não sou muito de entrar em moda e também não faço questão de ficar por dentro dos lançamentos. Vou vendo conforme vai dando certo/vontade.

Esta semana vi 4 filmes de fantasma sul-coreanos. Sobre 2 deles nem compnesa gastar tempo escrevendo.

Os 2 que achei legais são:

Redeu Ai (2005) tem como protagonista uma garota que vai trabalhar como vendedora na última viagem de um trem que havia sofrido um terrível acidente anos antes. O pai da guria era o condutor; sendo assim, estabelece-se o elo pro resto da história. O espaço confinado do trem, a ambientação em uma noite de muita chuva dão à película um clima sombrio e meio ameaçador. Boa história de fantasma – embora talvez um pouco lenta por vezes – com um final bem triste.



Gomi Sup (2004) centra-se na rememoração duma vítima de atropelamento. Bem ao gosto pós-moderno e seguindo a exigência temática imposta pela recuperação da memória, a trama é contada de forma não linear. Embora haja gente que ache isso o supra-sumo da “revolução”, tendo a achar que na maior parte das vezes, trata-se apenas duma narrativa embaralhada, mas que preserva o mesmo tom conservador de sempre (o filme não escapa, por exemplo, de ter uma mulher morta por motivos passionais...). De qualquer modo, o filme mantém a atenção e é elegantemente fotografado. Além do mais, tenho particular pendor por filmes escuros... Suspeito que pode agradar a fãs do David Lynch, talvez os que curtam Mulholland Dr. (2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário