sábado, 21 de fevereiro de 2009

DUELO (DUVIDOSO) DE TITÃS

Roberto Rillo Bíscaro

Finalmente após uma temporada vendo filmes de fantasmas, monstros e slashers, ontem vi um filme "sério": Doubt (2008). Premiado, com roteiro muito bom (praquilo a que se propõe, seja dito), personagens bem construídas e atuações espetaculares do Philip Seymour Hoffman e da Meryl Streep. Em termos estruturais é o tipo de filme de que mais gosto: com bastante diálogo e espaço pra duelos de interpretação.
A única coisa que me incomoda um pouco é a pouca ambição em fazer algum comentário mais consistente a respeito da tal dúvida do filme, a saber: o padre molestou ou não o garoto? A história foi armação da freira ou não?
Essa insistência pós-moderna na dúvida, no fim das grandes narrativas, nessa espécie de relativismo em que tudo é tudo e nada é nada, me irrita. Sinto falta de VERDADES, entendem?
O roteiro quer nos forçar a "entender o lado da freira". Tadinha, ela termina o filme chorando. Ô dó! Mas, ela é uma grande reacionária desonesta! O Bush e sua turma também tinham "o lado deles", E vejam quanta gente morre por causa disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário