domingo, 22 de fevereiro de 2009

CARNAVAL

Não gosto de carnaval. Desde sempre. Não consigo curtir a trilha sonora. Até tentei me interessar uma vez, mas falhei. Há um par de anos, um amigo estrangeiro veio me visitar. Ele ama a folia. Quando vivia no Rio de Janeiro acho que até desfilava pelo Salgueiro. Tentei acompanhar o interesse dele fazendo companhia em frente à TV pra ver o desfile. Em vão. Dormi, dormi, dormi..... Quando acordei, o coitado estava ainda assistindo ao desfile, mas havia tirado o som da TV pra não me incomodar. Como diria a Hebe, uma gracinha, não? Mas, nem precisava tanta consideração, afinal eu havia dormido embalado pelo som! Disse isso a ele e fui pra cama dormir "de verdade".

Isso não signifca, contudo, que concorde com ou aprecie a opinião de alguns que classificam o festejo como alienante, coisa de "gentinha" (horrível isso!). Já ouvi diversas vezes aquele papo furado de que enquanto o povo pula carnaval os políticos roubam. Ai como acho isso besta! Parece que corrupção e roubo ocorrem apenas 5 dias durante o ano. Se assim fosse, estaria ótimo já! E até parece que quem fala assim fica realmente de olho e faz alguma coisa pra lutar contra os desmandos, né? Daí, jogam a "culpa" nos outros.

E o tal papo da alienção então? "Carnaval aliena o povo." Uau! Fico imaginando o quão engajadas devem ser essas pessoas que assim pensam, não? Se acreditasse nelas, poderia ficar até com sentimento de culpa por ser apenas um blogueiro defendendo uma pequena causa enquanto elas são tão plugadas e "conscientes"... Decerto pra elas o "povo" deveria estar ouvindo Mozart? Será isso? Mas, Mozart também não pode ser potencialmente tão alienante como qualquer outra coisa???

Certa vez, um aluno me disse que o professor de História dele tinha "detonado" o Carnaval. Que era coisa de gente que não tinha "cultura" e por ai afora. Uma merda de aula dessas sim é que é alienante! E eu disse isso ao aluno; às vezes eu tenho a boca maior do que deveria. Imagino esse "professor" vendo algum vídeo de alguma celebração bávara, por exemplo. Querem apostar quanto que ele daí diria que era "resgate" das tradições culturais, que os alemães preservam sua cutlura etc?

Por outro lado, também não gosto da reação extremada de alguns quando a gente diz que não curte o Carná. Não sei se alguém já passou por algo semelhante. Tem gente que faz uma cara de horror e fala naquele tom melodramático: "Você não gosta de Carnaval???" Curioso é que se falamos pressa mesma pessoa que o genocídio em Ruanda custou a vida de mais de meio milhão de pessoas, a reação é bem menos histérica... Desconfio que o escândalo provocado nesse caso seja porque a gente se atreveu a cometer o supremo e imperdoável pecado de pensar diferente.

Ao fim e ao cabo, o importante é viver a vida. E dá pra viver a vida muito bem, gostando ou não gostando de Carnaval. Basta respeitar as opiniões e gostos, né?

7 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau com o seu post sobre o Carnaval. Pra viver a vida não precisa gostar das coisas que os outros gostam, apenas respeitar o gosto alheio, por mais duvidoso que nos pareça.
    Outro dia um amigo fez o seguinte comentário: "Não assisto/gosto de Big Brother pq acho uma agreção ao meu intelecto". Ok não gostar (deduz-se que já viu e não gostou) mas falando assim parece que quem assiste é ignóbil e alienado. Eu assisto, não tenho vergonha de dizer e sou capaz de ler Dostoiévski e gostar de BBB e não me sinto menos culta por isso. Também assisto Discovery Channel, History Channel, etc mas tbem gosto de coisas futeis pra "desanuviar" a mente, ajuda bem por sinal.
    Não sei se coube meu desabafo aqui, mas enfim, é isso.
    Feliz carnaval pra quem curte, eu fico vendo filme que é mais legal, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nada contra kem gosta de carnaval, afinal, gosto eh gosto e todos têm o direito de terem os seus e serem respeitados por isso. Mas eu odeio carnaval, pra min, carnaval eh o aniversario do diabo, não sou desses evangelicos extremistas, sou católico mesmo, eh apenas minha maneira, digamos, bem humorada d ver a coisa. E esse clip ai do Coldplay, vc gosta das músicas da banda ou eh apenas para completar o post?

    ResponderExcluir
  3. Dr. Albee, como educador, você conhece a metodologia educacional Pedagogia da Alternância? se não conhece, saiba mais em http://www.pedagogiadaalternancia.com

    ResponderExcluir
  4. monijungle,
    o desabafo coube sim. Obrigado por interagir com o blog!

    ResponderExcluir
  5. C@ASTRO,
    vlaeu pela dica do siteda pedagogia da Alternância. nao conheço, por isso acessarei o endereço ainda hoje a tarde! Gracias!
    Gosto dalgumas músicas do Coldplay, mas nao poderia dizer que seja fã da banda. Dessas bandas mais modernas, sou mais fã do keane, Muse e RAdiohead.
    Sei que tô devendo colocar seu banner no blog, mas nao esqueci disso nao! É que to tendo dificuldades tecnicas aqui. Depois te explico.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de carnaval, embora nunca vá a bailes ou desfiles, o tempo ocioso é o melhor desse feriado...

    ResponderExcluir