quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

EU NÃO DISSE?

Ontem mesmo escrevi um post constatando a invisibilidade dos albinos na mídia e reclamando do modo como somos representados quando se lembram de nós.

Pois bem, acabei de assistir ao antepenúltimo episódio da terceira temporada dos Sopranos e adivinhem o quê? Uma referência a nosotros! Mas, calma, vejam só: foi o episódio em que o Paulie e o Chris se perdem numa floresta gelada e neventa. Quando o Tony e um outro capo vão resgatá-los, este último diz que a floresta costumava ser habitada por um monte de gente estranha e diz "weird-looking albinos".

Cumpre acrescentar 2 "não se preocupem" a este post.

Não se preocupem 1: não sou neuroticamente correto a ponto de não aceitar piadas com relação a albinismo ou representações em filmes & Cia que apresentem personagens fazendo referências preconceituosas a nós. Às vezes, isso faz parte da psicologia da personagem e creio ser adulto o suficiente pra entender e aceitar isso. Por outro lado, incomoda a ausência de referências não-negativas/estereotipadas, entenderam? Se as outras minorias chiam quando são mal representadas, este espaço se sente no direito de chiar também.

Não se preocupem 2: não perdi o senso de humor duma hora pra outra. Há gente que me diz que curte ler o blog porque é bem humorado. E vai continuar sendo (vejam a foto dos priminhos australianos no início). Não foi ficando sentado chorando que consegui um título de Doutor pela melhor universidade deste país. Não é me sentindo inferior que consigo fazer viagens internacionais sozinho enxergando bem pouco. Rir é uma delícia, mas rir o tempo todo pode ser sinal de palermice....

Um comentário:

  1. Dr. Albee, eu já morei lá na terra dos Sopranos (New Jersey) e o que acontece é até os anos 50 existia uma vila de albinos na região (o local já foi abandonado faz tempo e infelizmente destruído ano passado). Esses albinos misteriosos acabaram entrando para o imaginário do povo local e a Albino Village virou meio que uma lenda urbana e muitos "new jerseanos" acabaram incorporando um certo medo por albinos. Várias dessas histórias de encontros horripilantes com Albinos misteriosos podem ser encontradas aqui: www.weirdnj.com

    ResponderExcluir