terça-feira, 22 de setembro de 2015

TELINHA QUENTE 178

Roberto Rillo Bíscaro

Em junho comentei sobre a minissérie espanhola Bajo Sospecha, que, sob influência do Nordic Noir transforma a estereotipadamente ensolarada Espanha em lugar frio e sem sol. The Doctor Blake Mysteries continua fazendo a Austrália parecer um sítio onde é preciso usar casaco o tempo todo. A influência está longe de ser de Nordic Noir, porém (resenhas das temporadas 1 e 2, pra saber mais). É que parte do território australiano – como o espanhol – não é essa fornalha que idealizamos.
A fórmula e o charme permanecem, embora eu tenha começado a achar que as informações a conta-gotas sobre o passado de Lucian Blake e sua família possam deixar espectadores casuais meio sem rumo. Nas séries antigas, nas quais a do bisbilhoteiro doutor se baseia, os protagonistas não tinham vida pregressa ou futura; cada episódio parecia parte de um presente eterno. Destarte, não importa qual assistamos nada perderemos, porque os detetives embora geniais, são abstrações. As informações a cada capítulo da terceira temporada - que levam ao último onde exageradamente faz-se ligação entre o caso investigado e a mãe de Lucian morta 40 anos antes – não deixariam o espectador desorientado por alguns segundos? Ou na era da acessibilidade online ou Netflix já quase não há telespectadores casuais? Bem, se for problema, que seja dos eventuais assistentes; sou assíduo e vejo os episódios na ordem.
Não sei porque precisam colocar em toda temporada um superior hierárquico pegando no pé e querendo puxar o tapete do detetive diletante de Down Under. Que unha encravada esse Superintendente Monroe, heim? Sujeito mais mané! Mas, qual é mesmo a motivação dele pra querer a cabeça de Blake?
A despeito da enorme audiência, essa temporada teve 8 episódios, 2 a menos do que as anteriores. A ABC1 é uma espécie de BBC australiana e vive de subvenções governamentais, pelo menos em parte. As medidas de austeridade orçamentárias adotadas pelo Primeiro-Ministro Liberal Tony Abbott fizeram mais estragos na Ballarat ficcional do que os tantos assassinatos lá cometidos. Resta torcer pra que haja uma quarta.
The Doctor Blake Mysteries passa na BBC inglesa, na PBS ianque, em vários países europeus, na Nova Zelândia. Passa em algum canal daqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário