sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PAPIRO VIRTUAL 69

Roberto Rillo Bíscaro

O sucesso mundial da trilogia Milênio do sueco Stieg Larsson provou o que um punhado de culturetes já sabia: a literatura policial da Escandinávia está em alta.
Meu contato com esse universo vem de séries de TV, como Forbrydelsen e Irene Huss (originalmente uma série de livros). Dificilmente lerei algum dos romances do Nordic Noir, como batizado o sub-gênero. Porém, como tenho centenas de gigas de séries policiais escandinavas em estoque, assisti ao documentário Nordic Noir: the Story of Scandinavian Crime Fiction, produzido pela BBC, em 2010.
A Escandinávia abrange Dinamarca, Noruega, Suécia e Islândia. Esses países são mundialmente imaginados como paraísos de afluência econômica, gente muito linda e loira, que desfruta de liberdade sexual invejada, porém, com vida regrada demais, levando a taxas de suicídio altas. Os longos e escuros invernos, com noites durando dias, contribuem pra essa suposta automatança.
Como todo estereótipo, tal imagem borra nuanças e emburrece realidades multíplices. O documentário advoga que precisamente por gozar de reputação de sétimo-céu social, a Escandinávia é perfeita pra ambientar contraditórias mortes horrendas em profusa literatura policial. Os vastos cenários desolados de gelo e beleza de tirar o fôlego também são propícios pra esconder cadáveres e nutrir psicopatas.
Em termos escandinavos, o documentário afirma que o sonho de bonança e semi-isolamento do Pós-Guerra foi acordado a bofetadas pela globalização e sua sequente onda imigratória e aumento da violência, como o  assassinato do Primeiro-Ministro sueco em pleno centro de Estocolmo, nos anos 80, quando uma autoridade desse porte ainda se dava ao luxo de ir ao cinema sozinho com a esposa. Parece mesmo que é crer demasiado que se vive no Olimpo, não?
Entremeando explicações sócio-históricas com entrevistas com escritores, dados biográficos ligados ao ambiente escandinavo e impressionantes imagens da região, Nordic Noir: the Story of Scandinavian Crime Fiction constrói hipóteses, desconstrói mitos e oferece apetitoso panorama desse sub-gênero literário, despertando vontade de ler alguns autores.
Mesmo praqueles que, como eu, talvez nem leiam nenhuma obra, fica a indicação pra conhecer esse rentável galho da árvore literária contemporânea. O vídeo está em inglês com legendas no mesmo idioma. 

Um comentário:

  1. Caro Roberto, o Nordic Noir possui obras muito boas. Não se prive do prazer de um bom livro policial. Recomendo a Trilogia Millennium e o livro Headhunters, de Jo Nesbo.
    Um abraço e continue com o bom trabalho pela (nossa) causa albina.

    ResponderExcluir