segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

QUEM TEM MEDO DO ÍNDICE ULTRAVIOLETA?

Índice ultravioleta mede nível de radiação na superfície da Terra; saiba como se proteger.

 O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer.

Segundo Simone Costa, pesquisadora do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o aumento do índice se dá pela pouca nebulosidade, pela estação do ano --o verão costuma ter maior índice do que outras estações, devido à inclinação da Terra--, além da camada de ozônio e da altitude. "Pessoas que estão em locais de maiores altitudes, como Campos de Jordão (SP), sofrem mais os efeitos da radiação", disse.
Ela afirma ainda que o horário do dia é determinante para o aumento do índice --às 12h atinge o ponto máximo de incidência dos raios na superfície da Terra.
Para a médica Selma Cernea, coordenadora da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o alto índice registrado nos últimos dias aumenta o risco de danos à pele, que podem ser desde uma vermelhidão até o aparecimento de manchas, envelhecimento e câncer de pele.
"O primeiro estágio da queimadura de sol aparece apenas como um vermelhidão local e pode ser resultado de alguns minutos de exposição. Após um tempo mais prolongado, que pode ser de 30 minutos para pessoas claras e de até duas horas para morenas, essa queimadura pode ser mais intensa. Os casos mais extremos são de os que causam bolhas na pele e é resultado de uma exposição bastante longa, embora haja pessoas com pele muito clara que chegue neste estagio com apenas uma hora de exposição ao sol", afirma Cernea.
A médica afirma que muitos outros efeitos do sol não são percebidos imediatamente. "O sol pode causar também o envelhecimento da pele, com a formação de rugas mais espessas do que as relacionadas ao envelhecimento natural. E também tem o câncer de pele, que pode ser resultado de diversas exposições ao sol", afirma a médica.
Protetor solar e roupas
Para evitar danos à pela, o protetor solar é a principal proteção. Para saber se a quantidade aplicada foi suficiente, a pessoa deve sentir que há sobre a pele uma película "pegajosa". O produto começa a agir cerca de meia hora depois de aplicado. Portanto, passar o protetor quando estiver na praia representa ficar um tempo sob o sol sem proteção. Age por duas horas e, depois, deve ser reaplicado.
As roupas também podem ser uma proteção contra os raios ultravioleta. A dermatologista Selma Cernea, coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, recomenda o uso de roupas escuras. "As cores escuras são melhores, por serem uma barreira solar", destaca.
Radiação
A radiação é a energia que vem do sol. Ela é distribuída em vários comprimentos de onda: desde o infravermelho até o ultravioleta (UV)
A faixa ultravioleta é subdividida em:
- raios ultravioleta C
São os de maior energia e os mais perigosos para a saúde, porém são absorvidas pela camada de ozônio e praticamente não alcançam a superfície terrestre

- raios ultravioleta B
São de energia intermediária e os principais causadores de câncer cutâneo

- raios ultravioleta A
São os de menor energia e chegam a níveis profundos da pele. Produzem o bronzeado e geram o envelhecimento precoce

Índice UV
- O que é
mede o nível de radiação solar na superfície da terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e aos olhos. Aponta a máximo nível de radiação do dia claro, sem nuvens

- Para que serve
ajuda as pessoas a planejarem suas atividades ao ar livre e a se prevenirem contra o câncer da pele

- O cálculo do IUV leva em conta os seguintes fatores:
concentração de ozônio - maior responsável pela absorção de radiação UV
+
posição geográfica - quanto longe distante do equador, menor o fluxo da radiação
+
altitude - quanto mais alta a localidade, maior a quantidade de energia ultravioleta
+
hora do dia - quanto mais próximo do meio-dia, maior a quantidade de energia UV
+
superfície - areia, neve e água refletem a radiação
+
condições atmosféricas - nuvens absorvem a radiação
+
estação - radiação aumenta no verão

Quando tomar cuidado
O Índice UV
Veja a classificação do índice UV
1. baixo (1 e 2) [VERDE]
2. moderado (3,4,5) [AMARELO]
2. alto (6 e 7) - [LARANJA]
3. muito alto (8, 9 e10) [VERMELHO]
3. extremo (11+) [ROXO]

Como se proteger
- roupas e chapéus - prefira os de tecido sintético. Uma blusa de algodão branca, por exemplo, deixa passar 20% da radiação ultravioleta. Se possível, invista em viseiras e camisetas de tecidos tratados contra os raios, que chegam a oferecer mais de 90% de proteção
- óculos escuros - devem sempre ter lentes que protejam os olhos dos raios ultravioleta. Peça para a ótica o certificado e nunca compre óculos de sol em camelôs
- Protetor solar - observe se o filtro tem proteção contra os raios UVA e, principalmente, UVB. O fator depende do tipo de pele: quanto mais claro for, maior ele deve ser. No geral, recomenda-se fator 30. Lembre-se de aplicar o filtro em grande quantidade (o recomendável são 30 g para uma pessoa de 70 kg) e de reaplicá-lo, principalmente após entrar na água ou suar 
 http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u529971.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário