terça-feira, 30 de julho de 2013

DINAMARCA

Em minha autobiografia, Escolhi Ser Albino, escrevi que nutria sonhos escandinavos sem efetivamente jamais ter cogitado abandonar nosso país solar.  Nestas férias, realizei o sonho de conhecer a Escandinávia, percorrendo capitais de seus países e desfrutando de paisagens sensacionais. Começo a compartilhar com os leitores, alguns desses belos momentos. Viajei com o amigo argentino Carlito.
Começamos pela Dinamarca e Copenhague resultou ser minha cidade favorita de toda a viagem. 
Cidade lindíssima, limpa e com residentes que falam inglês e são solícitos e simpáticos pra dar informação. Na verdade, isso se aplica a todas as capitais escandinavas, mas Copenhague me seduziu por uma vibração e beleza que apenas se repetiu em Estocolmo, ainda que um pouquinho menos.
Voltarei a Copenhague numa visita específica.
A sereiazinha é a coisa mais meia boca de Copenhague.

Arredores de Copenhague. Castelo que supostamente inspirou Shakespeare a ambientar seu Hamlet na Dinamarca. 
Pra mim a temperatura estava ótima; a blusa de frio nos braços era pra emergência e a manga comprida pelo sol. Mas, os turistas tropicais quase sempre estão de blusa, mesmo no verãozão danês.
Já ouvi queixas de que tudo é muito igual em Copenhague. Até é, mas amei! Só não sei como seria um deficiente visual vivendo lá, mas acho que deve ser mais fácil do que aqui.
Sol em Copenhague. Turista albino precisa ter os mesmos cuidados lá também, porque o sol queima, disfarçado pelo vento e frescor,
Isso é um shopping. 
A Dinamarca é repleta de castelos.
Pegamos um trem e conhecemos uns 3 castelos ao redor de Copenhague.
O hotel ficava dobrando a esquina dessa rua colorida, lotada de bares e restaurantes, cheio de gente aproveitando os dias mais longos de verão.
A cidade é muito tranquila, até porque parte da população estava em viagem de férias. Bicicletas, metrô, ônibus, inclusive elétrico. Transporte caro, mas carro acaba sendo desnecessário.
A Dinamarca é o país escandinavo mais liberal na venda de bebidas alcoólicas. Suecos, por exemplo, vêm ao país só pra beber. Um sueco bêbado nos deu informações muito legais e divertidas em Kromborg. Dica: cerveja em bares e restaurantes é bem mais cara, então o negócio que eles fazem é comprar em quiosques ou supermercados e beber na rua. Eles chapam o coco!
Pra terminar, suecos e dinamarqueses são como brasileiros e argentinos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário