terça-feira, 2 de julho de 2013

TELINHA QUENTE 84


Roberto Rillo Bíscaro

Escrevendo sobre a minissérie Marchlands, afirmei que ninguém como os ingleses pra contarem histórias de casa mal-assombrada. Sugiro a leitura do texto, como complemento deste.
Ano passado, a BBC saiu-se com The Secret of Crickley Hall, narrada em 2 tempos: hoje e durante a Segunda Guerra.
Uma família perde o filhinho. Na véspera da tragédia completar um ano, o pai aceita emprego no interior e a família se muda pra vasta Crickley Hall (fantasma só mora em mansão?) e descobrem que a propriedade guarda segredos duma tragédia com crianças na década de 1940.
Crickley Hall aloca crianças, mulheres e animais como mais sensitivos. Mais longe da razão e mais próximos do instinto, do natural. Mais próximos do primitivo, portanto, passíveis de dominação pelo racional macho.
Mórbida de doer e compartilhando similaridades narrativo-temáticas com Marchlands, os 3 capítulos de The Secret of Cricley Hall são irregulares e o roteiro-fórmula não consegue nenhuma surpresa como em Marchlands, mas entretém. Acho que 2 capítulos seriam suficientes ou que as personagens fossem um pouco mais fáceis de empatizar. Detesto criancinha inteligente como adulto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário