sábado, 12 de setembro de 2015

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO

Saguis brancos são diferentes dos animais albinos, explica bióloga

Segundo a bióloga Giselda Person, a cor branca não define um animal albino. Outras características precisam ser observadas.

Sagui diferente se destaca no bando e atrai atenção de empresário (Foto: Jefferson Barbosa/TG)

O sagui-de-tufos-pretos filmado pelo empresário José Antonio Pereira para o quadro Você no TG “é um indivíduo parcialmente branco” e não um sagui albino, explica Giselda Person. Segundo a bióloga, a cor branca é resultado de um gene inibidor recessivo diferente do gene do albinismo.
“Nem todos os animais brancos são necessariamente albinos”, observa Giselda. Nos albinos, algumas características são observadas: pele branca, olhos vermelhos, nariz, almofadas das patas e orelhas cor de rosa. “A pele também é rosada, sem qualquer mancha ou pinta”, destaca.
Os albinos são mais raros do que os animais brancos. “Na natureza, os animais silvestres albinos e brancos não têm muitas chances de sobreviver”, afirma. Para Giselda, os albinos são prejudicados no momento de se camuflarem e assim se protegerem de predadores. “A seleção natural acaba tendo um impacto maior sobre esses indivíduos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário