domingo, 27 de setembro de 2015

ZOOFILIA VAMPIRA!

Raro morcego vampiro albino é capturado em ação da Adepará


Em ação de controle de foco de raiva em herbívoros, realizada entre os dias 20 e 24 de setembro, no município de Pacajá, no sudoeste do Pará, servidores da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) capturaram um raro morcego vampiro albino, da espécie Diaemus youngi, hematófago que se alimenta preferencialmente do sangue de aves. Como o animal estava em uma área de coleta de morcegos que se alimentam de mamíferos, ele foi capturado, tratado pelos técnicos da Agência e, em seguida, liberado para voltar ao ambiente natural.
“Essa espécie, quando capturada em situação normal, é liberada porque não faz parte do foco de controle, já que não se alimenta do sangue de mamíferos. Mas, por ter sido capturado em uma área de alimentos de mamíferos, ele foi tratado”, explicou a gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva em Herbívoros da Adepará, a médica veterinária Elvira Colino.
Foi apenas a segunda captura registrada no Brasil de um exemplar albino dessa espécie, de acordo com informações do Dr. Wilson Uieda, pesquisador do Departamento de Zoologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, especialista em Zoologia e Ecologia de Morcegos. Normalmente, o Diaemus youngi tem a pelagem parda amarelada e a dorsal é mais escura que a ventral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário