terça-feira, 2 de junho de 2015

TELINHA QUENTE 166

Roberto Rillo Bíscaro

A Espanha é associada a sol, cores fortes, luminosidade, esportes e atividades vibrantes (que selvagens as touradas!). Vi uma série policial que transformou o país em local nublado, opaco e frio.
Exibida pelo canal Antena 3, em fevereiro, Bajo Sospecha teve 8 capítulos e foi exitosa a ponto de gerar confirmação de segunda temporada, embora se desconheça se o drama da família Vega permanecerá (tomara que não; já deram o que tinha). No dia de sua primeira comunhão a pequena Alicia Vega desaparece e, como 12 dias depois seguia o mistério, o Comissário Casas (Lluis Homar, amado!) e um casal de agentes infiltrados na comunidade chega à pequena Cienfuegos pra desvelar a teia de mentiras emaranhada pela família Vega para se autoproteger ou a algum querido.
Provavelmente no norte espanhol, a região florestal onde se localiza a aldeia é ideal pra influência Nordic Noir que Bajo Sospecha usa sem exagero e sem deixar de lado nossa dramática latinidad. Céus nublados, personagens de manga comprida, tomadas na mata, ausência de revólveres e perseguições ou explosões, além de bastante foco e atenção em diálogos são indícios da escandinatividade da produção, mas nada é exageradamente nórdico, então, não se trata de cópia. Apenas que Nordic Noir é a bola da vez em produções policiais. A trama é boa e o desfecho surpreende em sua crueldade melodramática. Acostumados à duração aproximada dos 50 minutos por episódio, os quase 70 de Bajo Sospecha às vezes parecem exagerados; e olha que 10 capítulos foram gravados! Os 8 exibidos foram resultantes de edição de cenas. Talvez isso explique porque a morte duma personagem logo no segundo episódio fique tão solta e inconsequente. Embora não comprometa a série, a duração excessiva poderia ser repensada pra temporada que vem, até em termos de competitividade internacional. A reviravolta final insólita de Bajo Sospecha torna-a prato cheio pra refilmagem em língua inglesa.
Não vi pelo Youtube, mas parece que está tudo lá, sem legendas. Eis o primeiro episódio desta série que vale a pena:

Nenhum comentário:

Postar um comentário