sábado, 20 de junho de 2015

NATAÇÃO ALBINA

Espécie rara de anta albina aparece nadando em reserva ambiental; vídeo



Uma anta albina, espécie rara do animal, foi flagrada nadando tranquilamente nas águas do Rio Juquiá, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, em uma área de reserva ambiental privada. A imagem curiosa foi gravada no fim do mês de maio e divulgada nesta quinta-feira (18).
Em abril deste ano, a anta já havia sido fotografada na mesma região. O local é conhecido como Legado das Águas e tem tamanho equivalente ao da cidade de Curitiba, no Paraná, com cerca de 31 mil hectares. Toda a reserva pertence à iniciativa privada e é mantida pelo Grupo Votorantim desde a década de 1950. A área recebe biólogos e ambientalistas para estudos em parceria com o Governo do Estado, prefeituras da região e universidades.
Segundo o gerente geral de sustentabilidade da empresa, David Canassa, a presença do animal é a "prova viva" da preservação da área. "A anta albina surpreendeu até os moradores locais, o que fortalece o trabalho e a importância ecológica da região. Antes, aqui no Brasil, só sabíamos da espécie em cativeiro, mas agora já conhecemos o território que ela costuma frequentar", explica.
O animal flagrado na reserva é um macho adulto e, de acordo com pesquisadores que atuam na reserva, trata-se do mesmo que foi fotografado em meio à mata durante o mês de abril. "Temos quatro pesquisadores residentes na área e, no caso da anta, eles sabem que se trata do mesmo animal, por conta das manchas no corpo", acrescenta Canassa.
Própria anta captou foto ao passar por equipamento (Foto: Luciano Candisani/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário