terça-feira, 19 de novembro de 2013

TELINHA QUENTE 99

 

Detetive Diletante de Down Under

Roberto Rillo Bíscaro

Estou mais televisivo e isso reflete nas postagens sobre cine, quase desaparecidas. Tento, porém, não cair no jugo das séries norte-americanas, o que vejo ocorrer com frequência desalentadora, a ponto de ouvir que programa ianque nem parece estrangeiro.
Recém-terminei os 10 episódios da temporada de estreia da australiana The Doctor Blake Mysteries (2013). Histórias de investigação policial conduzidas por um amador, o Dr. Lucien Blake, médico forense da pequena Ballarat. A cidade existe fora das telinhas e possui uns 80 mil habitantes. Quando a série se passa, fins dos anos 50, devia ter bem menos. Com pelo menos um brutal assassinato por episódio, Ballarat deixa muita cidade brasuca no chinelo!
O Dr. Blake viveu décadas longe da Austrália e passou poucas e boas – descobrimos ao longo dos episódios. Quando o pai falece, volta pra assumir sua clínica, trabalhar na polícia e viver com uma família estendida, inclusive com a governanta, que arrasta as asas pra ele e ajuda-o nas investigações com palpites e fofocas sobre os locais. Aquela coisa intuição e instinto femininos, sabe?
No começo, caracterizaram Dr. Blake como beberrão, pra entendermos que é problemático e meio forasteiro. Isso é desenfatizado rapidinho. Craig McLachlan é bem vestido, penteado, asseado, barbeado, educado e apessoado demais pra ser um bêbado. Vez ou outra exagera no uísque pra nos relembrar de sua dor e segredos, mas nada que o despenteie ou o torne antipático. A série cai como luva prum público maduro, talvez predominantemente feminino.

The Doctor Blake Mysteries segue a tradição dos detetives amadores dos anos 70/80, abundantes nos desenhos animados (Tutubarão, Josie e as Gatinhas) e seriados como Casal 20. Por isso, interessei-me. Mas, sabemos que essa tradição retrocede às histórias de aldeia de Miss Marple.
E a série é realmente retrô e “britânica”, inclusive na melancolia chique da música de abertura, nada apressada como as norte-americanas atuais. E conseguiram que uma cidade na Austrália – que os britânicos apelidaram de down under pareça tão nublada quanto uma inglesa.

Desprovida de celulares, testes de DNA, alta tecnologia forense e outras Criminal Mindices, The Doctor Blake Mysteries criou um protagonista que improvisa algumas das técnicas de investigação vistas nesses seriados policiais mais cotados. Tirando a explicitude de corpos carbonizados ou decepados, os mistérios do Dr. Blake têm o charme de outrora. Uma das tramas envolve um concurso de begônias; quer coisa mais “detetive diletante”? Tinha mesmo que ser temporalmente afastada dessa época e de grandes metrópoles pra poder ser como é.

Tudo fofo e entretido com mortes tipo eletrocussão por televisor, suspeito errado e criminoso(a)-surpresa, com motivação sempre fugindo ao que parecia óbvio.

Quero mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário