segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A GAIVOTA DO TIO VÂNIA

Roberto Rilo Bíscaro

Certos artistas mudam rumos, engendram tendências, tornam-se referências. Anton Tchecov pertence a esse seleto clube.
Na virada do século XIX pro XX, ele trouxe sutileza e subtexto aos palcos. A ação se desacelerou, às vezes parece nem existir. Os diálogos não raro são falsos: ao invés de permitir comunicação entre as personagens, representam subjetividades ilhadas, falando sozinhas por longos trechos.
Tchecov é o dramaturgo das ações irrealizadas/irrealizáveis; da vida no passado ou num futuro que inexistirá, mas não no presente requerido pra ação dramática; do fluxo cinzento e monótono da inação da vida diária; do esquecimento, que retarda/dissolve conversas.
Tchecov é o dramaturgo do meu coração. Sem ele não haveria September (1988), de Woody Allen. Sem ele, August Strindberg e Henrik Ibsen nem dá pra imaginar o teatro, cinema e televisão!
Vi 2 ótimos teleteatros da TVE espanhola (sem legendas), adaptando o russo. 
A Gaivota é a primeira do quarteto de obras-primas chekhovianas (as outras: Tio Vania, As 3 Irmãs e O Jardim das Cerejeiras). O escritor passara anos sem escrever após o fracasso de Ivanof e estava interessado em mudar as formas existentes, como o personagem-escritor Konstantin. Tchecov teve mais sorte do que sua criação.
A peça é tão influente que até hoje o símbolo do teatro moscovita é a ave, morta por Konstantin e usada como cognome pela jovem Nina, que sonha com fama e carreira nos palcos. Mas, ela encontra Trigorin no caminho... A Gaivota é constituída por diversos casos de amor não ou mal-correspondidos e finais não tão felizes pras paixões reciprocadas.
A peça dentro da peça, o incômodo sentido pelo filho devido ao caso amoroso da mãe; ecos de Hamlet em um dramaturgo que me agrada mais do que o Bardo.

Tio Vanya é a reescrita duma peça que Tchecov escrevera um decênio antes, O Demônio da Floresta.
As vidas em Tio Vanya estão enferrujadas, corroídas pela inexorável passagem do tempo – que vira tema, comum no vindouro Modernismo – e pela futilidade de ações advindas de escolhas mal feitas.
Ivan (Tio Vânia) e Sônia vivem numa herdade e trabalham incessantemente pra sustentar a vida urbana do professor aposentado Alexander Vladmirovich (nomes russos são chiques!). Quando ele visita a propriedade com sua jovem esposa, máscaras e fichas começam a despencar: intelectualidades são percebidas como pseudo; trabalhos como fúteis, embora a única maneira de ter alguma esperança; afetos como falsos.  
O branco e preto algo granulado da antiguidade dos teleteatros espanhóis –década de 1960 – só colabora com a representação dessas existências cinzentas, mas nem por isso menos fascinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário