domingo, 3 de novembro de 2013

O HERÓI DE BRIDGET

Moça sorridente, com cabelos compridos negros, de beca e capelo azuis, sentada em uma cadeira de rodas ao lado do cachorro marrom, também com beca e capelo azuis no gramado de um campo de futebol.

Graduanda com deficiência se forma ao lado do cão

A formatura do curso de Ciências da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, teve um convidado especial. Bridget Evans, uma das formandas, decidiu usar a ocasião para homenagear Hero, o cachorro que a acompanhou durante os estudos.
A americana vestiu o cão com roupas exatamente iguais as do grupo que estava terminando o curso. De beca e capelo azuis, o animal foi o grande destaque da festa. A iniciativa emocionou formandos, professores, familiares e amigos. Muitos compartilharam fotos da dupla nas redes sociais.
A dona de Hero também usou seu perfil no site Imgur para postar uma foto especial da ocasião e explicou: “Durante todo o período em que frequentei a Universidade, Hero esteve comigo. Ele me ajudava abrindo e fechando portas e até pegando minha caneta, quando caía no chão. Sem ele, eu não chegaria aqui“.
Ao contrário do que muitos acham, cães de serviço ajudam pessoas com vários tipos de limitações, não apenas como cães-guia para pessoas com deficiência visual. Hero foi treinado na Illini Service Dog, uma organização fundada por Bridget Evans, em 2010.
No website ela conta:
Tudo começou com uma garota, um cão, e um sonho!
A Cachorros de Serviço Illini é uma organização estudantil registrada na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.
Somos o primeiro programa que permite que os estudantes universitários treinem cães de serviço, de bebê até a colocação com seu usuário.
Os alunos da universidade têm a oportunidade de adotar e treinar um cão de serviço para uma pessoa com deficiência. Os alunos levam os cães para as aulas, eventos esportivos, e em ônibus. Os cães aprendem a ligar as luzes, abrir portas, pegar objetos, e muito mais! Quando os cães se formam no programa, sabem responder a mais de 40 comandos!
Depois de concluído o treinamento, o cão é disponibilizado a uma pessoa com deficiência gratuitamente.
Os alunos têm uma experiência enriquecedora ao treinar um cão para o futuro usuário, e ainda aprendem a respeito da cultura e dos direitos das pessoas com deficiência.
http://www.inclusive.org.br/?p=25708

Nenhum comentário:

Postar um comentário