terça-feira, 28 de julho de 2009

SESSÃO DE FOTOS

Leitores assíduos e de longa data hão de lembrar do projeto de fotografar pessoas com albinismo idealizado pelo fotógrafo mineiro, radicado em Sampa, Gustavo Lacerda. Depois de pesquisar bastante sobre o assunto, contatar voluntários e elaborar um esquema de iluminação que não acarretasse desconforto aos albinos (somos muito fotofóbicos), a primeira sessão ocorreu no início deste mês.

Lacerda foi novamente gentil e respondeu a algumas perguntas enviadas por email.

1 - Quantos albinos participaram da primeira sessão de fotos?
GUSTAVO: Fotografei oito pessoas nesse primeiro ensaio.
2 - De qual faixa etária?
GUSTAVO: de 7 a 40 anos.
3 - Como foi seu contato com eles?
GUSTAVO: Foi Ótimo! Todos foram super-generosos por estarem abertos a experimentar algo totalmente novo ao universo deles (a grande maioria nunca tinha ido a um estúdio fotográfico), alem de terem depositado total confiança no meu trabalho.
4 - Como reagiram frente à câmera, uma vez que não se tratou de modelos profissionais?
GUSTAVO: O fato de não serem modelos profissionais, num ensaio autoral como esse, enriquece ainda mais o trabalho. Dessa forma, pude captar expressões e até mesmo angustias frente à câmera, de pessoas reais, com sentimentos reais, ou seja, a vida como ela é!
5 - Na outra entrevista, você mencionou que havia tido alguma dificuldade com a iluminação em outra sessão de fotos que realizara com um modelo albino. Como foi nessa primeira sessão de seu projeto sobre pessoas albinas?
GUSTAVO: Dessa vez fui bem mais feliz na escolha da iluminação e tive essa certeza ao ouvir de pelo menos 3 dos meus "modelos" o comentário de que a luz que usamos não incomodou praticamente nada.
6 - Como você avalia o resultado dessa primeira sessão?
GUSTAVO: Adorei o resultado. São fotos simples, diretas, mas muito verdadeiras e expressivas.
7- Alguma previsão de quando ocorrerá a próxima sessão?
GUSTAVO: Estou programando para os próximos 15 dias um novo ensaio. Dessa vez fotografarei um casal de namorados albinos e duas duplas de irmãos.
8 - Existe algum perfil de pessoa com albinismo que você gostaria de retratar, mas ainda não conseguiu contatar?
GUSTAVO: Gostaria muito de encontrar algum albino negro, alem de crianças e pessoas com mais de 50 anos. Nesses perfis tenho tido mais dificuldade de encontrar voluntários. Mas no geral toda pessoa com albinismo será bem-vinda.


O Gustavo sabe que o blog está sempre escancarado pra que ele divulgue seu projeto e também seus outros trabalhos.

Um comentário:

  1. Olá Roberto!

    Ontem (dia 29/07/2009),de madrugada,assisti o programa reprisado da nossa queridíssima aprensentadora Leda Nagle e vi você.

    Que legal!Você é uma pessoa muito alegre, com astral maravilhoso, super simpático e muito inteligente.Gostei das suas colocações, da sua postura perante ao preconceito sofrido e que, por vezes, ainda sofre, mas deu o troco para todos que te ofenderam e outras coisitas mais.Mas,o mais importante que venceste os preconceitos e "deste a volta por cima e pra cima".(rs)
    Fiquei muito feliz, em ouvir os seus depoimentos tão descontraídos.
    Parabéns pelo blog e por tudo mais que conseguiste.
    Ah!Tenho alguns blogs,colocarei alguns artigos seus lá.OK?
    Se quiser, também, aceito sugestões,combinado?

    Roberto,aguardo a sua autorização.Mande-a, por favor, pelo e-mail: rosemaryquintas@yahoo.com.br ou rosemaryqsilva@gmail.com

    Se preferir,acesse o meu blogger Mary Pop - http://rquintas.blogspot.com/ e por favor, deixe o seu recado e/ou comentário.


    Um grande abraço.
    Rosemary Quintas

    ResponderExcluir