quarta-feira, 1 de julho de 2009

GABARITO

Conforme prometido, eis o gabarito com as respostas pro questionário de ontem sobre albinismo:

1 – b. A principal característica do albinismo é a baixa produção do pigmento melanina, que dá cor aos olhos, à pele e ao cabelo.

2 – a. O albinismo é relativamente raro. Uma em cada 17 mil pessoas no mundo apresenta uma de suas formas.

3 – c. Os melanócitos são os responsáveis pela produção da melanina. Eles seguem instruções do DNA e constroem enzimas que fabricam o pigmento.

4 – b. Como o olho produz pouquíssima melanina durante seu desenvolvimento, algumas partes se formam de maneira anormal, comprometendo a visão de pessoas que tem albinismo.

5 – b. Na Síndrome de Chediak-Higashi, o albino pode ter, além da baixa produção de melanina, problemas hematológicos, imunológicos e neurológicos.

6 – c. O tênis não é recomendado para pessoas com albinismo. Como o albinismo causa problemas de visão, pode ser difícil para um albino acompanhar a pequena bola que é utilizada no esporte.

7 – c. O albinismo é muito mais comum em pássaros do que em outros animais. Ele ocorre uma vez a cada 1.764 nascimentos.

8 – a. Como o albinismo pode ter origem genética, é possível, sim, que albinos tenham filhos albinos. Porém, não é sempre que isso acontece.

9 – b. A síndrome de Hermansky-Pudlak é uma doença decorrente do albinismo na qual a pessoa tem, além da baixa quantidade de melanina, problemas hemorrágicos, imunológicos e cutâneos.

10 – c. Apesar de algumas vezes ser confundido com o albinismo, o vitiligo é diferente. É uma doença auto-imune em que há perda de melanócitos com o tempo, não ausência de melanina, como acontece com albinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário