quinta-feira, 23 de julho de 2009

TRABALHO ESCOLAR

Dias atrás descobri o texto dum trabalho de grupo elaborado por 2 alunas de ensino médio da cidade de Blumenau. Dentre tantos preconceitos abordados, existe um parágrafo sobre albinismo. Parabens às 2 Bárbaras, que abordaram homofobia e até prconceito contra gatos no texto. Parabéns também à professora de geogrfia, de cujo blog extraí o texto, por ter pedido aos alunos que fizessem trabalho sobre diversidade, preconceito etc.
Apenas gostaria de fazer uma observação às meninas: infelizmente, a maioria dos albinos não pode escolher viver em climas mais amenos. Isto porque a maioria de nós nao usufrui de boas condições econômicas, então, a coisa nestá longe de ser uma questão de escolha pessoal.
Outra coisa que me chamou a atenção no texto foi a menção à cidade de Nova York como local onde as diferenças são respeitadas e existe infinda diversidade de formas de seres e de viveres. Creio que a cidade tenha sido um dos poucos lugares onde não me senti encarado o tempo todo.


Blumenau, 09 de julho de 2009.
Alunas: Bárbara Coelho de Mendonça e Bárbara Bortolin. 2ª3
Preconceito sinônimo de descriminação
A palavra preconceito vem de formar uma opinião ou conceito, antecipadamente sem nem o mínimo ou geralmente nenhum conhecimento do fato, objeto ou ser. E quando falamos em preconceitos ligamos na maioria das vezes ao racismo com os negros, talvez influenciados pela história da humanidade. Mas o preconceito não acontece só com negros. Vimos que com o desenvolvimento das culturas, do mundo e da sociedade em geral estão se desenvolvendo na sociedade novos preconceitos. E até mesmo preconceitos que já existiam há muitos anos estão cada vez mais visíveis no dia-a dia das pessoas.
Como os ruivos que são oprimidos pela cor de fogo dos pelos do corpo como os cabelos e as sobrancelhas. Alguns sites na internet estão fazendo apelos para encontrar pessoas ruivas, porque os ruivos estão cada vez mais extintos no mundo. Também se descrimina japoneses, chineses, índios, nordestinos, loiras dentre outros.
Vemos um grande preconceito também com o albinismo. Albinismo são as pessoas que o organismo não produz melanina (substancia que dá cor a pele). Que é totalmente o contrário dos negros que o organismo produz muita melanina. O albinismo não é uma doença, como a maioria das pessoas pensa, e também não é contagioso. O albinismo só é passado geneticamente. Os albinos também não possuem olhos vermelhos, apenas o que acontece é que pela ausência de pigmentação dependendo da iluminação os vasos sanguíneos dos olhos podem ser vistos. O albino também tem uma grande tendência a ter câncer de pele. Por isso geralmente optam por morar em lugares mais úmidos e frios que não seja tão calor e não sejam atingidos tão fortemente pelos raios solares.
Outro preconceito percebido facilmente é o contra pessoas com deficiência e pessoas com modificações corporais. as pessoas com deficiência nascem assim e geralmente são tratadas com inferioridade, como se não fossem capazes de levar uma vida normal. Seja pela ausência de um membro ou por não estar dentro dos padrões de beleza da sociedade que vivemos... Como pessoas obesas, por exemplo.
As pessoas com modificações corporais como, por exemplo; silicones, pircings, alargadores, tatuagens, extensions, bifurcações entre outros. São umas das pessoas que mais sofrem preconceito no Brasil, vemos isso claramente na hora de conseguir um emprego, ou até mesmo ao caminhar nas ruas.
E um outro assunto muito discutido quando se fala de preconceito é o dos homesexuais, bissexuais, transformers, transex, travestis, metrosexuais... Enfim os gays são muito descriminados no Brasil também, e não só no Brasil mais também em muitas partes do mundo. Em Santa Catarina possuem até mesmo grupo que matam, espancam e até agridem verbalmente essas pessoas.
Falando de grupos também se tem os preconceitos com muitos grupos da nossa sociedade como os emos, punks, malacos, patrícias, pagodeiros, hipes e etc.Mas podemos afirmar que esses grupos são apenas manifestações do que esta ou já esteve acontecendo na sociedade em que vivemos.E como não sé seres-humanos é descriminados, animais também são descriminados como animais albinos, ou que também não possuem padrões de beleza aceitos pelas pessoas. O animal que mais sofreu e sofre preconceito até hoje é o sphynx. Gato caracterizado por não conter pelos e pouca melanina.
Com tanto preconceito presente na sociedade acreditamos que logo o fato de ser diferente será motivo de preeminência. Como já esta acontecendo em alguns lugares como nova York, que se destaca muito no globo por ser um local com muita diversidade; racial, animal, sexual, dentre outros. Esperamos um dia que os brasileiros e o resto do mundo também consigam vencer o preconceito que é muito grande e facilmente percebido.
Postado por ROSANI GEOGRAFIA às
17:25
(Encontrado em http://rosanigeografia.blogspot.com/2009/07/blumenau-09-de-julho-de-2009.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário