segunda-feira, 27 de julho de 2009

SITE MARIA REGINA

http://www.mariaregina.com.br/
O endereço acima é do site da escritora Maria Regina Canhos Vicentim. Colunista de jornais de Araçatuba, Rio Claro, Marília (todas no estado de SP), além de outros estados, Maria REgina escreveu o texto abaixo, motivada pelo meu trabalho em prol da visibilidade das pessoas albinas.
Agradeço à REgina, o espaço e a divulgação em tantos meios de comunicação escritos.
Filhos da Lua
Há poucos dias, recebi e.mail solicitando a divulgação de um blog cuja proposta é conferir maior visibilidade às pessoas com albinismo. Achei interessante, pois imagino que muitos careçam de informações relacionadas ao tema. O idealizador do projeto é um professor de literatura albino que, além de manter o blog, gravou também alguns vídeos caseiros no You Tube esclarecendo mitos, dificuldades, e aproveitando para fazer algumas reivindicações.
Tal contato me trouxe lembranças da infância, mais precisamente da educação fundamental. Tínhamos um colega muito branco, tão branco que sua mãe tinha de levá-lo à escola debaixo de uma sombrinha, para que o sol não queimasse a sua pele. Isso era motivo de chacota entre os alunos e vários acabavam ridicularizando o menino. Eu ficava com pena do meu colega e, sinceramente, não entendia porque ele não tomava uma atitude. Anos mais tarde, pude perceber que a dedicação e obediência à sua mãe eram tão grandes, que lhe dificultaram qualquer reação àquele procedimento rotineiro.
Seus olhos verdes necessitavam de proteção devido à fotofobia. Ele era o único aluno naquela época que frequentava as aulas com óculos de sol. Isso, sem dúvida, apenas fazia com que chamasse mais a atenção de todos. Ao entrar na puberdade, meu colega trocou a voz de menino franzino por um vozeirão que ecoava pela sala de aula, motivando novas brincadeiras e gozações. Não deve ter sido nada fácil para ele estudar com tanta caçoada e zombaria. Quando ficava bravo, todo mundo sabia, pois o vermelhão cobria o rosto branco e denunciava a exaltação.
Os anos passaram, e acabamos cursando o ensino médio e superior em escolas diferentes, mas a vida reservava outro encontro para aqueles que sempre foram amigos, e isso se deu logo que comecei a trabalhar. Estagiei numa grande empresa, e qual não foi a minha surpresa ao deparar com meu colega num dos altos cargos do setor administrativo. Ele venceu, pensei. Conseguiu superar todo o preconceito, toda a humilhação, mostrando que era capaz. Alguns outros colegas de turma também trabalhavam na empresa, na linha de produção. Era até gozado ver alguém pedindo “vale” para quem havia ridicularizado anos atrás. Isso me fez perceber que o mundo dá muitas voltas e, nas voltas da vida, é bom saber que a conduta respeitosa sempre traz benefícios. Tive uma boa passagem pela empresa.
Bom, mas recordações à parte, quero sugerir aos leitores que conheçam o trabalho do Dr. Albee, professor de literatura em Penápolis, interior do estado de São Paulo. Você pode saber um pouco mais sobre o albinismo e os albinos, conhecidos como “filhos da lua” devido à sua preferência pela noite para o desenvolvimento de suas atividades. Inteire-se acerca dos problemas e dificuldades que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia. Confira esse sensível trabalho, acessando o endereço: http://albinoincoerente.blogspot.com/ .

Um comentário:

  1. Esse albino aí personagem da história, provavelmente era um nerd, atualmente geek. E existe um ditado que diz que nunca se deve sacaniar um nerd/geek porque são caras super inteligentes e futuramente poderão ser seus chefes. Taí o ditado colocado em prática e provavelmente existem diversas outras situações desse tipo pelo mundo.

    ResponderExcluir