terça-feira, 14 de julho de 2009

FRIWEB

O portal FRIWEB, da cidade de Nova Friburgo (RJ) também ajuda na divulgação da causa albina.
http://www.friweb.com.br/home2009/

Na Revista Êxito Friweb, a jornalista Luísa Toledo colocou o seguinte texto:

14/07/2009 - 17:07h
Blog do "Albino Incoerente"
Por: Luísa Toledo

Nova Friburgo
Roberto Rillo Bíscaro lançou, em fevereiro deste ano, o “blog do Albino Incoerente”, com o objetivo de conferir maior visibilidade às pessoas portadoras de albinismo. Além de pretender reunir o máximo de informações a respeito do tema, Roberto desenvolve uma campanha de incentivo às pessoas com albinismo para que contem suas histórias no blog.

O endereço é: http://albinoincoerente.blogspot.com/
Roberto também criou o canal do Albino Incoerente no You Tube, onde discute algumas questões sobre o albinismo. Trata-se de vídeos caseiros, feitos na simplicidade de câmera fotográfica digital, sem nenhuma edição.
Os links para acesso aos videos são:
Albinismo - Definição
http://www.youtube.com/watch?v=rMHXGrY5Wjg
Albinismo - Mitos
http://www.youtube.com/watch?v=7DGiPu-t1ck
Albinismo - Dificuldades e preconceito
http://www.youtube.com/watch?v=79sUFJgJLe0
Albinismo Reivindicações
http://www.youtube.com/watch?v=GmqPHCOmCI0
Um pouco sobre o albinismo:
Pessoas albinas são aquelas que possuem a pele levemente rosada, olhos azul-acinzentados ou róseo-claros e cabelos esbranquiçados ou amarelo-claros. Elas apresentam essas características por não possuírem pigmentação que dá cor às partes externas do corpo.
Nos seres humanos que não apresentam albinismo, esse pigmento, chamado melanina, é produzido na camada celular profunda da pele (a derme) e se espalha para as camadas superiores visíveis (a epiderme). Mas, para isso acontecer, é preciso a ajuda de uma enzima, a tirosinase. O que acontece no caso dos albinos é que, por um erro em sua formação genética, eles não possuem o gene que dá a ordem ao organismo para produzir essa enzima e, assim, não há produção da melanina.
Além de dar cor à pele, a melanina protege o corpo contra os males da radiação solar. Por isso, o albino é muito mais sensível à radiação prejudicial, como a dos raios ultravioletas, podendo apresentar problemas cutâneos e visuais.

http://www.friweb.com.br/exitofriweb/noticia1877-nova+friburgo+blog+do+%22albino+incoerente%22.html

Obrigado à Luísa e toda equipe do FRIWEB, com votos de sorte e sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário